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ciencias contabeis

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas  

 Perfil do Egresso 

   

A proposta pedagógica do Curso Ciências Contábeis objetiva contemplar a criação e o desenvolvimento de competências profissionais  estruturadas em três eixos interligados e complementares.

Eixo 1- Competências Técnicas: congrega as competências voltadas aos conhecimentosespecíficos da área de contabilidade, orçamento, planejamento, custos e controles internos, legislações profissionais,  empresariais, trabalhistas e previdenciárias;

Eixo 2 - Competências Comportamentais: relacionadas com os aspectos comportamentais deste futuro profissional nas negociações com membros internos e externos à organização, bem como com a capacidade de se comunicar, liderar e trabalhar em equipe;

Eixo 3 - Competências de Postura: relativas ao desenvolvimento e demonstração da  capacidade de empreender, isso é, desenvolver soluções criativas aos problemas das organizações inovando na forma de trabalho, capacitado para colaborar na estruturação de    estratégias para a organização,  demonstrando  visão ampla dos negócios.

No desempenho da profissão, o futuro contador agregará valor às organizações, gerando e gerenciando a informação contábil necessária para a definição dos parâmetros das ações planejadas e realizadas nas organizações, mensurando desempenhos, atividades econômicas e financeiras relacionadas ao processo de gestão, definindo procedimentos de controle para facilitar a concretização dos objetivos propostos e os processos de tomada de decisão. Neste contexto, os egressos do Curso de Ciências Contábeis proposto pela UninCor, apresentarão as seguintes competências e habilidades para:

  1. Reconhecer, definir e equacionar problemas contábeis, observando as Normas Brasileiras de Contábeis, e as demais legislações que norteiam o exercício profissional em cenários nacional e internacional, utilizando adequadamente a terminologia e linguagem das Ciências Contábeis.
  2. Exercer as atividades contábeis numa perspectiva abrangente, sistêmica e interdisciplinar, com ética, disseminando por postura frente à sociedade, valores de cidadania e compromisso social.
  1. Gerar a correta informação contábil, com observância á legislação pertinente, através de pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho dos usuários.
  1. Desenvolver, analisar, implantar e gerir sistemas de informação contábil e de controle gerencial, utilizando a tecnologia da informação.
  1. Refletir e atuar criticamente sobre os serviços desenvolvidos,compreendendo as implicações organizacionais decorrentes de seu trabalho, compromissado com a ética, a proficiência, sensibilizado para a necessidade de aprimoramento e capacitação profissional constante.
  1. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores presentes nas relações formais e causais, entre pessoas físicas e jurídicas diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Esse elenco apresentado não esgota as possibilidades de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades do egresso. As relações vividas no ambiente universitário ensejam oportunidades de aprendizado que contribuem sobremaneira na formação individual, agregando valores comportamentais e profissionais aos discentes e docentes.

 Objetivos 

O curso de Ciências Contábeis se propõe a formar profissionais com sólida base de conhecimentos científicos e técnicos, conscientes de suas responsabilidades sociais, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável organizacional das empresas e instituições, participando ativamente dos processos inerentes à tomada de decisões, habilitado a contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade com a competência técnica desta profissão.

 Habilidades e Competências 

I - Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III - Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV - Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V - Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI - Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII - Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII - Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais. 

 Grade Curricular

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Matemática
Gestão de Marketing e Serviços
Teoria Geral da Administração
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Pesquisa Operacional
Sistema de Informação
Contabilidade de custo e Gestão de preço
Matemática financeira
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Economia e Finanças Empresariais
Direito Tributário e Fiscal
Contabilidade Gerencial e Controladoria
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

4º Período

Disciplinas
Direito Trabalhista / Previdenciário
Estatística
Psicologia Aplicada a Organização
Contabilidade I
Sustentabilidade e Desenvolvimento

5º Período

Disciplinas
Análise das Demonstrações Financeiras
Contabilidade e Finanças Públicas
Administração Financeira e Orçamentária
Ciência Política e Políticas Contemporâneas
Estágio Supervisionado I

6º Período

Disciplinas
Contabilidade II
Contabilidade Aplicada I
Contabilidade Societária
Laboratório Contábil I
Teoria da Contabilidade
Estágio Supervisionado II

7º Período

Disciplinas
Planejamento e Contabilidade Tributária
Contabilidade Aplicada II
Estrutura Demonstrações Contábeis
Laboratório Contábil II
Optativa I
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III

8º Período

Disciplinas
Auditoria e Perícia
Laboratório Contábil III
Contabilidade Avançada e Internacional
Optativa II
Tópicos Especiais
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório