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estetica e cosmetica

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 06 semestres e Máximo: 12 semestres
Carga horária total: 2.740 horas

 Perfil do Egresso 

   

O Tecnólogo em Estética e Cosmética formado pela UninCor será um profissional com formação humanista, crítica e reflexiva, pautado pelos princípios de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero, preparado para atuar de forma autônoma ou multidisciplinar, junto a outros profissionais da saúde, na recuperação, melhoria e manutenção da saúde da pele, do rosto e do corpo, promovendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas, com conhecimentos nas diversas áreas da estética, que incluem o domínio do uso de produtos, procedimentos, equipamentos e tecnologia cosmético-dermatológica na profilaxia e no tratamento das patologias faciais e corporais, elaboração de diagnóstico adequado para o tratamento correto dos diferentes casos, além de dominar conhecimentos básicos de gestão de serviços relacionados à estética corporal, facial e capilar.

 Objetivos 

O Tecnólogo em Estética e Cosmética graduado pela UninCor deverá atuar nas áreas da saúde e beleza, visando proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade, por meio da promoção de educação de excelência, formação integral e exercício consciente da cidadania, capazes de exercer suas atividades nas diversas áreas de atuação de forma competente e segura.

 Habilidades e Competências 

Ao longo da formação do tecnólogo em Estética e Cosmética, serão construídas as seguintes competências e habilidades:

  • Atuar como profissional autônomo ou em equipe multidisciplinar, junto a dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas e outros profissionais da área de saúde.
  • Gerenciar os serviços de estética e beleza, tendo uma visão mercadológica e de qualidade da prestação de serviços.
  • Reconhecer a necessidade de encaminhamento do cliente aos especialistas.
  • Identificar e analisar a adequação dos tipos de pele.
  • Reconhecer, avaliar e classificar a estrutura e função da pele, identificando biótipos cutâneos e classificando as alterações, lesões e afecções passíveis de intervenção estética.
  • Realizar anamnese detalhada para diagnóstico e indicação de tratamento estético.
  • Correlacionar a importância do hábito alimentar à saúde corporal.
  • Caracterizar e selecionar os procedimentos de prevenção de estrias, celulites, gordura localizada, discromias e demais alterações.
  • Correlacionar os cosméticos, materiais e equipamentos apropriados aos tratamentos estéticos.
  • Dominar os princípios de biossegurança e norma de vigilância sanitária nas técnicas de trabalho.
  • Identificar e aplicar técnicas de tratamento pré e pós-operatórios de cirurgia plástica facial e corporal, conforme indicação médica.
  • Trabalhar em equipes multidisciplinares.
  • Planejar e organizar o trabalho focando o atendimento integral à saúde e à qualidade dos serviços prestados.
  • Transformar informações mercadológicas em estratégias e projetos de negócios.
  • Pautar suas atitudes profissionais em princípios éticos sólidos, de inclusão e de respeito à diversidade cultural, étnico-racial e de gênero.

 Grade Curricular  

1º Período

Disciplinas
Anatomia Humana
Biologia Celular e Molecular
Bioquímica e Biofísica
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo,Liderança,Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Fisiologia Humana
Histologia, Embriologia e Genética
Biossegurança e Primeiros Socorros
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação Étnico-Racial)

3º Período

Disciplinas
Ciências Cosméticas Aplicadas a Estética
Avaliação em Estética
Métodos e Técnicas Manuais Aplicadas a Estética
Recursos Tecnológicos Aplicados a Estética
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Estágio Supervisionado I

                                     

4º Período

Disciplinas
Técnicas Aplicadas a Cosmetologia Corporal e Facial
Patologia Aplicada
Métodos e Técnicas Aplicadas ao Pré e Pós-operatório
Técnicas de Embelezamento
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador IV
Estágio Supervisionado II

5º Período

Disciplinas
Clínica de Estética Facial Integrada
Terapias Alternativas Aplicada a Estética
Cosmética e Estética dos Anexos Cutâneos
Administração Mercadológica
Projeto Integrador V
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III

6º Período

Disciplinas
Clínica de Estética Corporal Integrada
Optativa
Bioética e Deontologia
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas
Projeto Integrador IV
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV

   

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório