Voltar para a lista de cursos 

pedagogia pm

 Informações Gerais

  

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno                                                                                                                      

Integralização Curricular

Modalidade: Licenciatura            
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso 

   

O perfil desejado do egresso do Curso de Pedagogia é coerente com os seus objetivos, atendendo aos critérios de clareza em relação às necessidades profissionais e sociais, sendo compatível com as Diretrizes Curriculares Nacionais, de que o profissional seja um acadêmico formado para:

  1. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  2. Compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  3. Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  4. Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  5. Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  6. Ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
  7. Relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  8. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  9. Identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  10. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outros;
  11. Desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  12. Participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  13. Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  14. Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas.

 Objetivos 

Formar o profissional licenciado em Pedagogia com sólida base teórica interdisciplinar, capaz de compreender e atuar nas realidades sociais.

 Habilidades e Competências 

O curso de Pedagogia deve abranger conteúdos e atividades que constituam base consistente para a formação do educador capaz de atender o perfil já exposto. Nessa direção, as seguintes competências e habilidades, entre outras, devem ser desenvolvidas:

  • compreensão ampla e consistente do fenômeno e da prática educativos que se dão em diferentes âmbitos e especialidades;
  • compreensão do processo de construção do conhecimento no indivíduo inserido em seu contexto social e cultural;
  • capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas criativas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social.
  • compreensão e valorização das diferentes linguagens manifestas nas sociedades contemporâneas e de sua função na produção do conhecimento;
  • compreensão e valorização dos diferentes padrões e produções culturais existentes na sociedade contemporânea;
  • capacidade de apreender a dinâmica cultural e de atuar adequadamente em relação ao conjunto de significados que a constituem;
  • capacidade para atuar com portadores de necessidades especiais, em diferentes níveis da organização escolar, de modo a assegurar seus direitos de cidadania;
  • capacidade para atuar com jovens e adultos defasados em seu processo de escolarização;
  • capacidade de estabelecer diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • capacidade de articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica;
  • capacidade para dominar processos e meios de comunicação em suas relações com os problemas educacionais;
  • capacidade de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • compromisso com uma ética de atuação profissional e com a organização democrática da vida em sociedade;
  • articulação da atividade educacional nas diferentes formas de gestão educacional, na organização do trabalho pedagógico escolar, no planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;

elaboração do projeto pedagógico, sintetizando as atividades de ensino e administração, caracterizadas por categorias comuns como: planejamento, organização, coordenação e avaliação e por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Língua Brasileira de Sinais 
História da Educação
Didática E Planejamento
Tecnologia da Informação e Comunicação
Comunicação e Processo Cientifico
Projeto Integrador I ( Empreendedorismo ,Liderança, Criatividade e Inovação ).
Estágio Supervisionado I

2º Período

Disciplinas
Educação de Jovens e Adultos
História da Arte
Educação Infantil
Cultura Afro-Brasileira e Educação Indígena
Desenvolvimento do Pensamento Filosófica
Projeto Integrador II ( Responsabilidade Social ,Educação, Étnico-racial)
Estágio Supervisionado II

3º Período

Disciplinas
Filosofia e Sociologia da Educação
Psicologia da Educação
Biologia da Educação
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador III( Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Estágio Supervisionado III

4º Período

Disciplinas
Alfabetização e Letramento
Psicomotricidade e Aprendizagem
Educação do Campo
Educação Inclusiva
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Projeto Integrador IV
Estágio Supervisionado IV

5º Período

Disciplinas
Avaliação das Aprendizagens
Ciências Politicas e Politicas Contemporâneas
Gestão Educacional I
Língua Portuguesa - Metodologia e Prática de Ensino
Matemática-metodologia e Prática de Ensino
Estágio Supervisionado V

6º Período

Disciplinas
Administração Mercadológica
Currículo e Profissionalidade  Docente
Geografia – Metodologia e Prática de Ensino
Gestão Educacional II
História – Metodologia e Prática de Ensino
Políticas e Legislação da Educação  Básica
Estágio Supervisionado

7º Período

Disciplinas
Ciências Naturais-Metodologia  e Prática de Ensino
Estrutura na Gestão e Currículo no Ensino Fundamental  e Médio
Gestão Educacional III
Pedagogia Empresarial
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado

8º Período

Disciplinas
Aprendizagem e Contextos Sociais :Família ,Escola, Comunidade organizações
Atividades complementares
Dificuldades de Aprendizagem
Educação Não –Escolar
Optativa
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado
 
 

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso

 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas

Corpo Docente

Docente
Cilene Margarete Pereira
Daniel Francisco dos Santos
Dejanir Jose Campos Júnior
Doge Palhares Júnior
Eloisa Magela Mendonça
Janaina de Jesus Batista
Jocyare Cristina Pereira
José Araújo de Souza
Luciano Marcos Cavalcanti
Luiz Antônio Andriatta Ayres
Pedro Carlos Ferreira Santos
Sergio Ricardo Magalhães
Terezinha Richartz Santana
Vanessa Carla Alves

                                                                 

 Formas de Avaliação 

A avaliação da aprendizagem no Curso de Pedagogia é entendida como um processo contínuo, sistemático e integral de acompanhamento e julgamento do nível no qual alunos e professores se encontram em relação ao alcance dos objetivos desejados na formação do profissional em questão.

Nesse sentido, deve ser entendida como um processo indissociável da dinâmica de ensino e aprendizagem, pois implica a realização de verificações planejadas para obter diagnósticos periódicos do desempenho dos alunos e professores em relação à transmissão/assimilação e replanejamento das ações sempre que necessário.

Como processo cooperativo implica a tomada de decisão de todos os participantes deste processo (alunos, professores, profissionais dos serviços nos quais ocorre a aprendizagem) em relação ao projeto curricular. Dessa forma, os diferentes momentos da avaliação durante o processo (resultados parciais) legitimam-na como produto apreendido em termos de resultado final.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório