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gestao ambiental

 Informações Gerais 

    

Informações Gerais
Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular:
Modalidade: Tecnólogo - Presencial
Tempo previsto: Mínimo 04 semestres /Máximo 08 semestres
Carga horária total: 1.800 horas

 Perfil do Egresso 

   

O perfil desejado para o Tecnólogo em Gestão Ambiental é o de um profissional pautado pelos princípios éticos, com uma atitude proativa, capaz de atuar em equipe, interagindo com diferentes profissionais, em diversos segmentos da sociedade, e que busca o equilíbrio entre a utilização sustentável dos recursos ambientais e o desenvolvimento socioeconômico regional. O profissional deverá deter sólidos conhecimentos teóricos e aplicados sobre a complexidade ambiental, processos produtivos, produção mais limpa de processos produtivos e sobre gestão ambiental integrada.

Deverá estar apto a identificar e analisar impactos ambientais, propor alternativas para minimizar e ou remediar problemas, planejar e implementar sistemas e projetos que objetivem a utilização sustentável de recursos naturais e o gerenciamento dos resíduos gerados. O profissional deverá estar apto a realizar pesquisas, redigir pareceres, laudos e relatórios, bem como socializar conhecimentos adquiridos e tecnologias produzidas.

Para tanto, define-se como perfil do egresso:

  • Aplicar e desenvolver pesquisa aplicada e de inovação tecnológica relacionada às questões ambientais.
  • Implementar a gestão ambiental integrada em processos de produção de bens e serviços.
  • Desenvolver a capacidade empreendedora.
  • Identificar, monitorar e interpretar os parâmetros de qualidade ambiental dos recursos naturais (solo, água e ar).
  • Identificar os potenciais usos dos recursos naturais de maneira sustentável.
  • Identificar as fontes e o processo de degradação ambiental e aplicar métodos de eliminação ou de redução de impactos ambientais.
  • Avaliar os processos produtivos e propor medidas visando a implementação da produção mais limpa.
  • Aplicar a legislação ambiental local, nacional e internacional.
  • Planejar, executar e avaliar Estudos, Planos e Relatórios Ambientais previstos na legislação brasileira, e a análise de risco.
  • Colaborar principalmente no planejamento urbano e industrial.
  • Aplicar técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto.
  • Utilizar sistemas informatizados de gestão ambiental.
  • Implementar sistemas de gestão ambiental em organizações, segundo as normas técnicas em vigor (NBR/ISO 14001).
  • Planejar, executar e avaliar a Gestão Ambiental de resíduos sólidos, atmosféricos, hídricos e de ambientes naturais.

 Objetivos 

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental visa atender a legislação em vigor, Decreto N˚ 5.773, que aprovou o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. Em atendimento ao Catálogo Nacional o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental da UninCor assegura, aos acadêmicos, uma sólida formação geral e técnica, com o intuito de desenvolver no profissional as habilidades necessárias para que tratem de questões relacionadas ao controle e gerenciamento ambiental, orientado à melhoria da qualidade das atividades produtivas e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida para a sociedade.

Além de proporcionar ao acadêmico o aprendizado regular das disciplinas técnicas e de formação geral, inerentes ao curso profissional da área, o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UninCor se propõe a formar o cidadão e humanista, consciente de seus direitos e deveres com a sociedade, a fim de que possa contribuir, de maneira efetiva em sua atuação profissional e social.

 Habilidades e Competências 

  • Avaliar técnica e economicamente as tecnologias e práticas gerenciais para minimização dos impactos ambientais adversos.
  • Agregar formação técnica, empreendedora, criativa, humanística e ética ao gestor ambiental, visando uma maior inserção e participação na sociedade.
  • Aplicar os conceitos de gestão ambiental para o desenvolvimento sustentável.
  • Demonstrar a compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo.
  • Utilizar a legislação ambiental local, nacional e internacional.
  • Compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança.
  • Participar da elaboração de estudos e relatórios de impactos ambientais.
  • Interagir com profissionais de outras áreas, a partir de sua formação interdisciplinar.
  • Aplicar as normas de qualidade ambiental e conhecer os processos para certificação.
  • Estabelecer metas, objetivos e estratégias para alcançar os resultados esperados.
  • Participar da elaboração de programas de gestão de unidades de conservação.
  • Participar na elaboração de programas de identificação de poluentes e na recuperação de áreas degradadas.
  • Conscientizar a comunidade para a participação nas lutas pela conservação do meio ambiente.
  • Realizar consultoria, palestras e treinamentos em gestão ambiental.
  • Avaliar os métodos e as técnicas utilizadas para a análise, conservação e controle ambiental.
  • Identificar os fundamentos de meio ambiente relacionados às atividades da gestão ambiental.
  • Selecionar as estratégias adequadas de ação, visando o atendimento de interesses interpessoais e institucionais.
  • Definir os aspectos, impactos e riscos ambientais relacionados ao contexto empresarial.
  • Aplicar as tecnologias ambientais e implantar programas de gestão ambiental para o setor público e privado.
  • Implementar os sistemas integrados de gestão ambiental.
  • Realizar auditorias ambientais, vistoria, avaliação, laudo e parecer técnico, para área pública e privada.
  • Resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.
  • Aplicar a educação ambiental para melhoria da qualidade de vida da comunidade.

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Química Geral e Orgânica
Microbiologia
Agronegócio e Ciências Ambientais.
Saneamento Ambiental
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Gestão Ambiental e Recursos Hídricos
Ecologia e Ecossistemas
Geologia e Biologia do Solo
Mecanismos do Desenvolvimento Limpo
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Perícia e Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais
Topografia
Química Analítica e Ambiental
Agrometeorologia e Climatologia
Teoria Geral da Administração
Optativa
Estágio Supervisionado I
Projeto Integrador III (Legislação Agrária Ambiental e Segurança do Trabalho)

4º Período

Disciplinas
Poluição Ambiental
Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto
Análise do Ciclo de Vida dos Produtos
Ecologia e Recuperação dos Ecossistemas
Economia e Ambientalismo
Estágio Supervisionado II
Projeto Integrador IV (Planejamento e Gestão Ambiental)

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Total
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas

Corpo Docente

Docente
Graziela Patrício Pereira Garcia
Jean Peter Alves Batista
Leticia Rodrigues da Fonseca
Luiz Antônio Andriatta Ayres
Mauricio César leite
Marcelo Aureliano Monteiro de Andrade
Pedro Carlos Ferreira Santos
Sérgio Ricardo Silva Magalhães
Rosa Maria de Oliveira Lima

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

  • VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
  • OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
  • VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
  • VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento

 Autoavaliação 

A autoavaliação proposta para o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental visa fornecer dados e informações para análise do funcionamento do mesmo, o que permite aferir resultados significativos, possibilitando a criação de alternativas educativas, não só em relação aos conhecimentos, mas, sobretudo, em relação às atividades e competências do futuro profissional que a Instituição pretende formar.

Para isso a autoavaliação do curso é uma avaliação processual nos vários períodos que envolvem o Curso para obtenção de informações nas diferentes dimensões, trabalhadas pela Coordenação do curso, com acompanhamento da CPA da IES, visando à dinamização do processo pedagógico, com a implementação das mudanças necessárias.

O processo auto-avaliativo do curso é realizado a cada semestre envolvendo a participação dos discentes, docentes e técnico-administrativos, com pesquisa on-line. O instrumento avaliativo contempla a avaliação da coordenação, do docente, do PPC, do pessoal técnico-administrativo e da infraestrutura do curso.

Serão etapas da autoavaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da autoavaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.