Evento foi realizado em Belo Horizonte, dia 17 de março e reuniu representantes de instituições de todo o Estado

fapemigA UninCor, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, participou da solenidade de assinatura do termo que autoriza a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG a conceder bolsas voltadas à área de ciência e tecnologia, que ocorreu dia 17 de março, em Belo Horizonte. Representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Túlio Marcos Romano, estiveram no evento o Assessor de Pesquisa, Prof. Alexandre Torino e a Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras, Profª Cilene Pereira.

Na ocasião o Governador do Estado, Fernando Pimentel, renovou as concessões de bolsas de 86 instituições de ensino superior e de pesquisa, reafirmando o compromisso do Estado com a formação e o desenvolvimento científico dos pesquisadores que desenvolvem projetos em Minas Gerais.

As bolsas fazem parte de quatro programas com diferentes objetivos: o de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC) - responsável pela melhoria dos cursos de graduação e formação de quadros para a pós-graduação; o de Apoio à Pós-graduação (PAPG) - que auxilia as atividades de desenvolvimento da programação acadêmica; o de Iniciação Científica Júnior (BicJr) - que visa despertar o interesse de jovens do Ensino Médio em ciência e tecnologia; e o de Capacitação de Recursos Humanos (PCRH) - que capacita pesquisadores e técnicos das instituições estaduais dedicadas às atividades de CT&I.

Anualmente, a Fapemig apoia cerca de 3 mil projetos de pesquisas e concede cerca de 8 mil bolsas destinadas a pesquisas em ciências, tecnologia e inovação. No ano de 2014, segundo dados da própria Fapemig, a instituição concedeu cerca de sete mil bolsas.