dr rafaelGraduado em Farmácia pela UninCor, em 2004, Dr. Rafael Rezende, que atualmente integra um grupo de pesquisa no departamento de Neurologia do Centro para Doenças Neurológicas da Escola de Medicina de Harvard na Universidade de Harvard [EUA], estará de volta a Três Corações, nesta quarta-feira [29], às 19h, no Salão Nobre da Universidade.

Na palestra, Dr. Rafael vai falar um pouco dos desafios dos profissionais em Farmácia e Bioquímica na área da pesquisa e um pouco do trabalho que vem desenvolvendo junto a uma das equipes mais importantes do mundo na área de imunologia de doenças auto-imunes e de estudos que vão auxiliar nas terapias e tratamentos do câncer.

Após a graduação na UninCor, ele ingressou no Mestrado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e, em novembro de 2006 deu início ao doutorado, pelo mesmo departamento. Em 2011 recebeu o prêmio Thereza Kipnis de melhor trabalho pela Sociedade Brasileira de Imunologia – SBI. Desde 2012, faz parte do grupo de pesquisa do Dr. Howard Weiner, no departamento de Neurologia do Centro para Doenças Neurológicas da Escola de Medicina de Harvard, em Boston, nos Estados Unidos. Em seus trabalhos como pesquisador sênior, vem trabalhando na área de Imunologia de doenças como a esclerose múltipla, neuromielite ótica, colite ulcerativa e Doença de Crohn, e, ainda, tem desenvolvido um anticorpo monoclonal com o objetivo de utilizá-lo na terapia de cânceres como o adenocarcinoma de colon, melanoma e glioblastoma.