O interesse nas áreas de Imunologia e Farmacologia, desenvolvidos na graduação, influenciaram nas escolhas profissionais do pesquisador

IMG 1593A UninCor recebeu, na última quarta-feira [29], a visita do pesquisador do departamento de Neurologia do Centro para Doenças Neurológicas da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Dr. Rafael Rezende. Graduado em Farmácia, pela UninCor, em 2004, ele apresentou um pouco de sua trajetória, sua carreira profissional no campo acadêmico e da pesquisa e serviu de exemplo para estudantes, professores e membros da comunidade que participaram do encontro.

Ao se apresentar, Rafael comentou que desde criança tinha o interesse pela ciência e, depois, as brincadeiras se tornaram coisa séria e influenciaram na escolha pelo curso de Farmácia. "Quando entrei na UninCor, o curso de Farmácia estava recente, era sua terceira turma e, junto com uma equipe muito boa de professores, eu me interessei cada vez mais pela carreira acadêmica, principalmente nas áreas de imunologia e farmacologia. É um prazer poder trazer um pouco da minha experiência e parabenizar a UninCor pelos seus 50 anos de história que vem se tornando, cada dia mais, uma universidade de ponta", declarou.

Depois de se graduar em 2004, ele seguiu com o Mestrado e Doutorado na UFMG, até ser convidado para integrar um grupo de pesquisa em Harvard. Em seus estudos, ele vem trabalhando na área de Imunologia de doenças como a esclerose múltipla, neuromielite ótica, colite ulcerativa e Doença de Crohn, e, ainda, tem desenvolvido anticorpos para tratamentos de cânceres como o adenocarcinoma de colon, melanoma e glioblastoma.

Para o Coordenador do Curso de Farmácia da UninCor, Prof. Ms. João Paulo Rosa, ele é um exemplo para quem quer seguir carreira na área acadêmica e de pesquisa. "Nós o convidamos para estar na UninCor e mostrar um pouco da sua história, que começou aqui na universidade, e servir como incentivo para nossos estudantes. É importante que os professores fiquem atentos, consigam identificar este potencial nos alunos e motivá-los para que eles vejam que o campo da pesquisa também gera muitas oportunidades para quem tem interesse na área".