Realizado na última semana, de 10 a 12 de novembro, o XVII Encontro de Iniciação Científica e II Mostra de Extensão da UninCor reuniu projetos e trabalhos desenvolvidos ao longo do ano voltados para as áreas de Inovação, Cidadania e Sustentabilidade. 

Foram mais de 150 trabalhos inscritos com apresentação de paineis e banners dos estudantes como forma de referenciar os projetos realizados tanto na área da Pesquisa quanto de Extensão. A cerimônia de abertura do evento foi realizada no dia 10, no Salão Nobre da UninCor, seguida de palestra do professor do curso de Odontologia da unidade Belo Horizonte, Dr. Camilo Aquino Melgaço. 

Na solenidade, a Reitora da UninCor, Profª Drª Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, lembrou que este "é um grande estímulo para professores e alunos. Este momento é muito importante para a comunidade acadêmica pois contribui com a construção de novos conhecimentos, com a formação continuada dos orientadores que se envolvem nos projetos e reflete de forma positiva na carreira profissional dos estudantes". 

Com relação a 2014, houve um aumento de 30% de trabalhos inscritos e, de acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Túlio Marcos Romano, essa adesão se deve ao interesse maior dos alunos pela pesquisa acadêmica e aos incentivos oferecidos pela Universidade. "Nós temos bolsas da própria instituição e também em parceria com a Fapemig, fundação que apoia projetos de iniciação. Importante ressaltar que, além da quantidade, a qualidade dos trabalhos foi bastante elogiada pelos avaliadores. Nossa proposta é, para próximo ano, ampliar o evento e fazer um simpósio reunindo trabalhos de toda região", avaliou o Pró-Reitor. 

Durantes os dias do evento, os trabalhos foram expostos e avaliados no Ginásio da UninCor. "Foi um evento muito importante que reuniu ações de extensão desenvolvidas ao longo do ano. A UninCor está de portas abertas para comunidade, tendo registrado em 2015 mais de 200 ações de extensão no município e muitas com cunho de responsabilidade social, tornando a UninCor um centro de referencia para a comunidade Tricordiana e municípios vizinhos", comentou o Assessor de Extensão, Professor Dr. Maurício Cezar Resende Leite Junior. 

Quanto aos projetos de iniciação científica, o Assessor de Pesquisa, Prof. Dr. Alexandre Tourino, destacou o envolvimento dos alunos. "Os projetos de pesquisa desenvolvidos na UninCor visam o aprimoramento contínuo e continuado dos alunos, tanto a nível de graduação quanto pós-graduação, o desenvolvimento de um pensamento crítico e a reflexão, assim como contribuir com o desenvolvimento científico-tecnológico do país, estando em consonância com as diretrizes da Capes, Cnpq e MEC, nos seus âmbitos de atuação". 

Após nova revisão, todo material apresentado será compilado e publicado nos anais do Encontro e da Mostra.