Após visita de Comissão do MEC - Ministério da Educação, a UninCor volta a conquistar sua autonomia universitária. Com o processo de reestruturação iniciado em 2012, esta titulação demonstra que as estratégias administrativas e pedagógicas têm refletido de forma positiva para toda a instituição, formação dos alunos e para a comunidade.

Os avaliadores visitaram todas as instalações dos Campi em Três Corações, Caxambu, Pará de Minas, Betim e Belo Horizonte como salas de aula, bibliotecas, laboratórios, setores administrativos e, principalmente, estruturas de acessibilidade; analisaram criteriosamente os Planos de Carreira dos colaboradores e docentes, o Projeto de Desenvolvimento Institucional e a Organização Didático-Pedagógica.

Em um índice que varia de 1 a 5, a Nota 4 conquistada pela UninCor foi recebida com bastante entusiasmo por toda Comunidade Acadêmica. "O trabalho coletivo foi um diferencial. A seriedade, o compromisso, a responsabilidade, a doação de cada colaborador foram muito importantes. Este resultado mostra realmente que nós conseguimos nossa meta de devolver para os tricordianos, e para toda região, uma instituição muito bem conceituada e que tem compromisso de levar um ensino com qualidade e focado na excelência. Nós queremos que nossos alunos consigam ser os melhores profissionais no mercado de trabalho, essa é nossa luta, e ela é incansável", comemorou a Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza.

Depois da última visita do MEC para esta finalidade, realizada em 2011, foi gerado um Protocolo de Compromisso indicando as melhorias e alterações que precisavam ser realizadas para que a universidade voltasse a ser recredenciada. Após esse período, os avaliadores puderam comprovar a efetivação dos trabalhos que têm sido investidos na Universidade. De acordo com o Diretor Executivo, professor Túlio Marcos Romano, "com a autonomia universitária, nós podemos potencializar a entrada de novos alunos e vislumbrar a abertura de cursos de acordo com as demandas de mercado, e poder oferecer e facilitar o acesso de todos ao Ensino Superior. A população não vai mais precisar se deslocar para outras cidades pois encontrarão aqui mesmo toda condição, estrutura e respaldo docente para sua formação profissional".

O resultado da visita já pode ser consultado no próprio Sistema e-MEC e, após a finalização do processo de regulação, o Ato Regulatório Recredenciamento Institucional será publicado no Diário Oficial da União.

unincor