O mês de outubro foi um momento dedicado à prevenção do câncer de mama, mas agora o foco é para os homens, com a prevenção do câncer de próstata. O Brasil dentre outros países, também adotou o movimento como forma de chamar a atenção dos homens.

Quando descoberto nos estágios iniciais, as chances de cura do câncer de próstata são muito mais altas, por isso há o estímulo em buscar o diagnóstico precocemente. Fazer os exames solicitados de rotina é uma das formas de prevenção da doença. Além do exame da próstata, deve dosar o antígeno prostático específico (PSA), que deverá ser realizado anualmente por homens a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata não costuma causar sintomas na fase inicial. Portanto, é imprescindível a consulta anual ao urologista. Se há casos de parentes em primeiro grau com câncer de próstata, a chance de apresentar a doença aumenta de duas a cinco vezes, segundo as estatísticas.

Serão feitas diversas ações, através do Curso de Enfermagem da UninCor, como palestras, conscientização na praça, uso de laços azuis representando a prevenção, além de alertas a população masculina quanto a importância do exame. Preserve a vida, abandone os mitos.