Estudantes do Curso de Agronomia participaram, no último sábado, 21 de novembro, de Curso de Noções Básicas de Classificação e Degustação de Café, realizado em parceria com o Núcleo de Estudos em Qualidade, Industrialização e Consumo de Café (QICafé), na Agência de Inovação do Café (InovaCafé), em Lavras.  

O curso abordou assuntos relacionados a classificação física por tipo e granulométrica de cafés, análise de grãos e das características do produto, além da prática da  degustação e orientações sobre o mercado cafeeiro. Para o Coordenador do Curso de Agronomia da UninCor, professor Ramiro Machado Resende, esta foi "uma ótima oportunidade para eles entrarem em contato maior com um setor do agronegócio fundamental para o abastecimento do país e para a economia, principalmente na nossa região. É importante eles conhecerem os processos que envolvem toda produção que vão desde o suporte técnico com o produtor na lavoura, até o beneficiamento e a comercialização, pois isso promove a eles uma visão global da atividade e se preparam melhor como profissionais".    

Apontado como o maior produtor de Café do mundo, o Brasil deve chegar aos 52 milhões de sacas na safra deste ano, segundo dados preliminares do Ministério da Agricultura. Os investimentos no setor vão além dos custos financeiros e seguem uma herança cultural que exerce influência nas áreas produzidas em cerca de 15 estados brasileiros, em especial Minas Gerais, que corresponde a 50% da produção nacional do grão. Destaque no setor, a região do Sul de Minas, segundo dados da Expocafé, responde por 43% do que é produzido em todo o Estado.