ptenes

Coordenação

Coordenadora: Prof. Marília Carvalho de Melo
Coordenadora Adjunta: Prof. Elisa Dias de Melo
Coordenadora Adjunta: Prof.Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques

ALEXANDRE TOURINO MENDONÇA 

Possui mestrado (1999) e doutorado (2004) em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras com área de concentração em microbiologia dos alimentos. Atualmente é Professor da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), atua na graduação e no Mestrado em Sustentabilidade me Recursos Hídricos. É coordenador  do Comitê de Ética em pesquisa da UninCor, coordenador do Comitê de Ética em Uso de  Animais e Assessor de Pesquisa , coordenador Geral de Trabalhos  de Conclusão de Curso CGTCC.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ALISSON SOUZA DE OLIVEIRA

Atualmente é docente em Tempo Integral na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor em Três Corações-MG, atuando na Graduação e na Pós-graduação no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Graduado em Agronomia mestre (2011) e doutor (2014) em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícola pela Universidade Federal de Lavras. Pós-Doutorado (2014 - 2016) trabalhando com análise de tendências climáticas na precipitação e temperatura do ar. Minha atuação profissional tem se baseado no ensino e pesquisa na área de hidrologia e impactos de mudanças climáticas. Atuou no Monitoramento Hidrológico de Bacias Hidrográficas com ênfase em Recursos Hídricos e Ambientais, realizando monitoramento em áreas de recarga de nascentes; dados climatológicos e hidrométricos. Experiências anteriores na área de Fitopatologia, com estudos nos seguintes temas: Controle Biológico de Fitonematóides com a utilização de Bactéria Endofítica, Rizobactérias e Filtrados Bacterianos. Atuou como professor na Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS nas seguintes disciplinas: Hidrologia Aplicada (Engenharia Civil); Saneamento Básico (Engenharia Civil); Sensoriamento Remoto (Agronomia), Máquinas e Mecanização Agrícola  (Agronomia) e Geoprocessamento (Especialização).

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

AURIVAN SOARES DE FREITAS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestrado e doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitopatologia, relação nutrição mineral e doenças de plantas. Atualmente é professor do curso de Agronomia, Farmácia e no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor).

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ELIANA ALCANTRA

Doutora e mestre em Entomologia Agrícola pela UFLA (2006 e 2010). Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (2004). Exerceu o cargo de professora substituta no IFSULDEMINAS em Machado (2012/13) ministrando disciplinas nos cursos de Agronomia, Tecnólogo em Cafeicultura, Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologia em Cafeicultura. Atualmente é professora tempo integral na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) nos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental, Psicologia, Odontologia e no Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos atuando na linha de pesquisa Monitoramento e Manejo dos Recursos Hídricos.

Currículo Lattes: CV: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ELISA DIAS DE MELO

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais e participou, como aluna intercambista, do curso Environmental Resource Management (Gestão de Recursos Naturais) na Universidade BTU Cottbus, Alemanha. Possui experiência como consultora na área ambiental, principalmente em diagnósticos de qualidade e planos de monitoramento de águas e efluentes líquidos. É mestre e doutora em Engenharia Civil (área de concentração Sanitária e Ambiental) pela Universidade Federal de Viçosa com experiência em tratamento físico-químico e biológico de efluentes industriais e estudos ecotoxicológicos. Pós-doutorado pelo programa PNPD/CAPES. Atualmente é professora em tempo integral da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor), atuando na graduação (Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental) e no Mestrado Profissional - Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

Currículo Lattes: Confira
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

FELIPE BERNARDES SILVA

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Mestre e Doutor em Engenharia Agrícola, na área de concentração em Recursos Hídricos e Ambientais pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é professor na Universidade Vale do Rio Verde - UninCor em Três Corações, onde leciona as disciplinas Hidrologia, Hidráulica, Irrigação e Drenagem e Agrometeorologia para os cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental. É membro do corpo docente do Mestrado Sustentabilidade dos Recursos Hídricos, onde ministra a disciplina de Modelagem Hidrológica. Atua nas áreas de Hidrologia, Hidráulica, Irrigação, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento Aplicado à Recursos Hídricos e Modelagem Hidrológica.

Currículo Lattes: Confira
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

GRAZIELLA PATRICIO PEREIRA GARCIA

Possui doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (2014). Mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos(2009); Graduação em Ciências Biológicas - licenciatura plena - Faculdade Metodista Isabela Hendrix (2005). Experiência em pesquisa e docência na área Meio Ambiente e Saneamento com ênfase em Análise e Gestão Ambiental, Microbiologia Ambiental, Genética e Biologia Molecular aplicada em Saneamento, e Parasitologia com ênfase em Helmintologia Animal. Atua no Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Unincor.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

LETICIA RODRIGUES DA FONSECA

Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Membro do Comitê de Avaliadores da Revista Gestão & Tecnologia. Membro do Grupo de Pesquisa "Controladoria e Finanças" do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. Áreas de Pesquisa: aprendizagem; aprendizagem contínua; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

MARÍLIA CARVALHO DE MELO

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Subsecretária de Fiscalização Ambiental - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, professora do curso de engenharia Civil da Escola de Engenharia Kennedy, professora substituta do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, regularização e controle ambiental de atividades potencialmente poluidoras, segurança hídrica e direito ambiental.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

RAMIRO MACHADO REZENDE

Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em manejo da cultura cafeeira, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção Vegetal , Nutrição Mineral, Produção de Mudas, Enxertia, Nematologia e Melhoramento Genético. Atualmente é professor e coordenador do curso de Agronomia na Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) e atuante no curso de Mestrado em Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ROSÂNGELA FRANCISCA DE PAULA VITOR MARQUES

Possui graduação em Engenharia Florestal, mestrado e doutorado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professora em tempo integral da Universidade Vale do Rio Verde – UninCor  ministrando aulas para os cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Medicina Veterinária, Administração e Ciência da Computação e em nível de pós- graduação no Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos hídricos.  Tem experiência em Recursos Hídricos e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, qualidade de água, resíduos sólidos, tratamento de efluentes e saneamento ambiental.

Currículo Lattes: Confira
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

WEZER LISMAR MIRANDA – professor colaborador

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2007), mestrado em Engenharia de Água e Solo (2011) e doutorado em Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (2015) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Atuou como docente nos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil e Agronomia da Universidade Vale do Rio Verde (UninCor - Campus Três Corações, MG). Foi bolsista de desenvolvimento da EMBRAPA-Café, conduzindo experimentos relacionados a cafeicultura irrigada. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cafeeiro, irrigação e agrometeorologia.