ptenes

A UninCor oferece uma ampla estrutura de laboratórios para seus alunos de todos os cursos e campi. São mais de 30 (trinta) laboratórios multidisciplinares, que permitem desenvolvimento de pesquisas nas áreas básicas e nas áreas específicas dos cursos de graduação e pós-graduação, assim como do mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos. Nas estruturas laboratoriais estão disponibilizados equipamentos e materiais de qualidade, cujo funcionamento é pautado pela biossegurança, que é de fundamental importância no resultado final da técnica. Existe na universidade regulamentação para uso dos laboratórios, como protocolos de utilização, para indumentárias e uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) nos laboratórios e clínicas aos alunos e professores, além de procedimentos em caso de acidente e Planos de contingência formalizados.

Laboratórios disponíveis no Campus Três Corações: Anatomia, Práticas cirúrgicas, Avaliação nutricional e medidas, Biologia Básica, Bioquímica Geral, Ciências Farmacêuticas, Estética e Cosmética, Cínica Odontológica, Dentística, Setor Raios X, Endodontia e Periodontia, Materiais dentários, Ortodontia, Radiologia, Prótese, Práticas de Engenharia, Geologia, Microbiologia Geral e Clínica, Parasitologia Geral e Clínica, Laboratório de Pesquisa I e II, Psicologia Experimental, Entomologia e Fitopatologia, Semiologia e Semiotécnica, Técnica Dietética e Gastronomia, Desenhos Técnicos, Anatomia Veterinária, Biotério, Patologia Veterinária, Fazenda experimental da UninCor e Laboratório de Solos e Análise Foliar (SEMEAR). Os laboratórios contam com estrutura de apoio a Central de Materiais Estéreis. A UninCor possui ainda as clínicas: Centro cirúrgico e clínica veterinária, Clínica Odontológica e Clínica de Psicologia.

Estão descritos a seguir apenas os laboratórios com relação direta às linhas de pesquisa e área de concentração do programa:

Laboratório de Pesquisa I e II: Destina-se ao desenvolvimento de pesquisas, como Iniciação Cientifica, TCC e projetos em geral, desenvolvidos pelos alunos de graduação, pós graduação e mestrado da UninCor. O Laboratório de Pesquisa I abrange uma área de 51m², e também permite execução de técnicas analíticas quantitativas e qualitativas bem como a análise e leitura dos mesmos. Tem capacidade para atender 15 alunos. O Laboratório de Pesquisa II possui uma estrutura de 51m² com capacidade para atender 10 alunos. O laboratório de pesquisa está disponível em período integral permitindo ao acadêmico a aplicação prática de diversas situações e experimentos no desenvolvimento de novas tecnologias. Estão disponíveis equipamento de multi-função, como Agitador de tubos, Autoclave vertical, Balança, Centrífuga, Estufa, Micro-ondas, Prensa elétrica, dente outros.

Práticas de Engenharia: O Laboratório atende às graduações de Engenharia Ambiental, Agronomia e os demais cursos da UninCor. Com a finalidade de demonstrar o estudo da física e suas aplicabilidades, práticas aplicadas à Engenharia, como a topografia, e à Indústria com a metrologia, o laboratório conta com duas bancadas centrais, conjuntos de elétrica, som, entre outros equipamentos específicos como dilatômetro, vibrador para cubas de ondas, luxímetro, micrômetro, GPS, estação total, teodolito, entre outros. Possui área total de 52,15m² e capacidade para atender 20 alunos.

Laboratório de Análise de Solos e Foliar: atende demandas de pesquisa no mestrado em ensaios de fertilidade do solo. O laboratório conta com certificação PROFERT de análise de solo micronutriente e enxofre e certificação da Esalq-USP, com as análises mais comuns de química do solo, macro e micronutrientes, textura do solo e também análise foliar. Complementarmente às demandas da UninCor, o laboratório de solos atende produtores rurais da região, tendo sido realizadas mais de 5.000 análises em solos e folhas, caracterizando produção técnica relevante, cujos dados retroalimentam a pesquisa científica da universidade. O laboratório de solo possui uma área de 79,45m2 e está equipado com pHmetro MICRONAL, pHmetro TECNAL, agitador magnético T080 TECNAL, balança de precisão, chapa aquecedora, espectofotômetro, bomba a vácuo, dispensador diluidor, balança analítica, fotômetro de chamas, banho maria, destilador de água, estufa de secagem e esterilização pequena, estufa com circulação e renovação de ar, mesa agitadora, capela de exaustão QUIMIS, pipetador automático de solos e outros materiais necessários para a realização das análises de solos, mas que também podem ser empregados para análises de amostras de águas e efluentes, em alguns casos.

Laboratório de Biologia Básica: O laboratório possui uma área de 42,43 m² com capacidade para 30 alunos e destina-se ao estudo básico dos seres vivos que abrange desde o funcionamento dinâmico dos organismos numa escala molecular até o nível populacional. O Laboratório de Biologia Básica possui uma estrutura que possibilita a confecção de lâminas simples, bem como a análises das mesmas, assim como outras atividades que envolvem a temática biologia básica, como zoologia, botânica e citologia.

Laboratório de Bioquímica: O laboratório possui uma área de 42,43 m² com capacidade para 30 alunos. Destina-se à aprendizagem de técnicas laboratoriais de Análises Clínicas, bem como realização de exames de urina, hemograma, TGO, TGP, Gama GT, Colesterol, TTPA, TP, Glicose e demais exames bioquímicos e interpretação destes, com auxílio dos equipamentos Analisador Bioquímico e Analisador Hematológico. Além da observação de lâminas de esfregaços sanguíneos, colpocitológicas, urinárias, verificação de pH, componentes químicos celulares, entre outras. A fim de aprimorar as práticas das fases pré-analítica, analítica e pós analítica.

Laboratório de Fisiologia e Bioquímica: O laboratório possui capacidade para atender 38 alunos, com 49,42m² e destina-se ao estudo das funções e das atividades exercidas por cada estrutura de um organismo vivo, bem como problemas decorrentes das alterações funcionais nos sistemas fisiológicos, através de práticas bioquímicas. Equipado com modelos e equipamentos que favorecem a aprendizagem de todas as sistemáticas dos assuntos referentes à fisiologia humana e bioquímica.

Laboratório de Ciências Farmacêuticas: Amplo laboratório com área total de 62,28 m² e capacidade para atender 40 alunos, que possibilita a manipulação de reações químicas e visualização das propriedades físico-químicas, desenvolvimento de técnicas analíticas quantitativas e qualitativas e preparação de soluções químicas. Este laboratório permite aos alunos elaborar experiências a partir dos conteúdos recebidos em todos os ramos da química, principalmente em relação à química analítica e farmacológica. Na área de bromatologia são realizadas as análises físico-químicas como fraudes em alimentos, carnes, pescado, ovos, preparo de soluções, água, leite e derivados, cereais, leguminosas, frutas e hortaliças, óleos e gorduras, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, condimentos e especiarias.

Laboratório de Geologia: O laboratório de Geologia é destinado ao estudo de rochas e solos, atendendo 25 alunos. O arsenal de rochas, presente no laboratório, é amplo e abrange minerais encontrados no Brasil. Permite ao aluno realizar estudos da correta identificação destas rochas e do local de origem.

Laboratório de Microbiologia Geral e Clínica: Destinado ao aprimoramento dos conhecimentos microbiológicos, identificação dos microrganismos, suas classes e reinos, abrangendo os estudos epidemiológicos causados por eles. Possibilita realização de técnicas de coloração como Gram, Baar, cultura de bactérias e fungos, técnicas de semear em placas de Petri e confecção de meios de cultura. O laboratório de microbiologia possui uma área de 108,30m² e está equipado para atender 60 alunos.

Laboratório de Parasitologia: Laboratório destinado para complementação aos estudos microscópicos e macroscópicos dos parasitas e suas formas, possibilitando a confecção e visualização de lâminas e identificação das parasitoses. O laboratório de parasitologia possui uma área de aproximadamente 47,40 m², com capacidade para atender 30 alunos.

Laboratório de Anatomia Veterinária: Neste laboratório estão as peças anatômicas que possibilitam e facilitam a identificação e compreensão, pelo aluno, da estrutura animal abrangendo as diversas áreas, muscular, óssea, nervosa, tecidual e membros. Destina-se a atender o curso de Medicina Veterinária e estudo interdisciplinares, com uma estrutura que abrange 250m², localizada na Fazenda Experimental da UninCor e com capacidade para atender 32 alunos por aula, possui peças anatômicas de animais de grande e pequeno porte.

Laboratório de Entomologia e Fitopatologia: O Laboratório é destinado às aulas práticas relacionadas à área agrária, com capacidade para atender 30 (trinta) alunos. São realizadas práticas de controle de pragas que incidem na região, identificação morfológica de insetos, pesquisas básicas aplicadas nas áreas de micologia, bacteriologia, nematologia, biologia e ecologia de insetos e polinização. O Laboratório de Fitossaninadade é equipado para aulas práticas e experimentação em Entomologia e Fitopatologia, voltado para reconhecimento e identificação de insetos e patógenos, e também para testes de resistência de plantas a insetos-praga e doenças, controle biológicos entre outros.

Ressalta-se ainda a importância de se contar com o espaço da Fazenda Experimental, que atua como laboratório a céu aberto para os diversos projetos de pesquisa do mestrado, tanto na linha de pesquisa de Monitoramento e Manejo dos Recursos Hídricos quanto de Conservação Ambiental. Este foi um espaço de práticas constantes no ano de 2018 pelo alunos e docentes do programa. Inclusive com atividades de aprimoramento de gestão ambiental da fazenda, como a gestão de resíduos e tratamento de efluentes. O biotério, localizado na Fazenda, é o local onde os agentes experimentais são alojados para que sejam posteriormente utilizados em experimentos científicos. São alimentados e recebem cuidados durante todo o período em que estão locados neste ambiente. Possui controle de temperatura e umidade, higienização adequada e é monitorado todos os dias pelo responsável. Será neste ambiente a futura instalação do laboratório de peixes, onde serão desenvolvidas pesquisas relacionadas ao projeto Contaminantes Emergentes, dentre outros.

Os laboratórios dos outros campi da UninCor ficam igualmente disponíveis para os alunos do mestrado, caso haja demanda específica em função da natureza da pesquisa. Destacam-se o Laboratório de Anatomia Humana e Embriologia, 3 (três) laboratórios multidisciplinares em Belo Horizonte; Anatomia humana e 1 (um) laboratório multidisciplinar em Betim.