ptenes

A UninCor conta com o Núcleo de Relações Internacionais – NRI ( www.nri.unincor.br ). O planejamento do NRI contempla ações englobando os cursos da graduação e pós-graduação de toda a instituição e todos os seus campi, incluindo a oferta de disciplinas ministradas por docentes estrangeiros. No que concerne o Programa de Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos, no final do segundo semestre foi publicado o primeiro edital para alunos estrangeiros, sendo ofertadas cinco bolsas de estudo (contemplando a isenção total de taxas escolares e mensalidades).

As possibilidades de intercâmbios internacionais se configuram como realidade, por meio dos convênios já firmados com instituições de ensino internacionais. São eles:

Universidad Nacional de Tres de Febrero – Argentina, Universidad Católica de Santa Fe – Argentina, Universidade da Beira Interior – Portugal, Universidade dos Açores – Portugal, Universidad de Boyacá – Colômbia, Universidad Autónoma Metropolitana – México, Universidad Mayor de Chile, Universidad Villa María; Universidad Católica del Ecuador.

Estão em articulação processos para receber professores visitantes, para oferecer disciplinas em cooperação, assim como trânsito de discentes entre as universidades, para aprofundamento das pesquisas realizadas pelo programa.

Outra iniciativa de intercâmbio internacional é a participação de docentes da instituição em projetos de pesquisa com componentes de Universidade internacionais, como pode-se exemplificar pelos projetos: Modelagem de mananciais metropolitanos estratégicos como insumo para a gestão de água e território face à mudança climática. Cooperação entre UFMG, UNB, USP e participação da Professora Brigitte Viçon-Leite, da Ecole des Ponts ParisTech, e o Projeto Universal CNPq: Prevenção do risco de inundação urbana & gestão ecossistêmica de bacias hidrográficas no estado do Rio de Janeiro: estratégias de adaptação em tempos de mudanças globais coordenado pela Universidade do Rio de Janeiro com a Participação do Professor Bernard Barraqué, da AgroParisTech.

Uma importante atividade de intercâmbio internacional do programa se deu pela elaboração da Cartilha Água, em Português e Espanhol, no âmbito do Projeto Engenharia Sustentável com autoria da professora Marília e colaboração de membros do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A cartilha foi divulgada amplamente no 8º Fórum Mundial das Águas e a professora Marília foi convidada a apresentar o resultado do projeto Engenharia Sustentável e as 5 (cinco) Cartilhas (Água, Solo e florestas, Energia e mudanças climáticas, Cidade e Engenharia e a Sustentabilidade) no XIII Meeting of National Committees and Focal Points of the International Hydrological Programme for Latin America and the Caribbean (IHP-LAC) realizado na Cidade do Paranamá. Nesta oportunidade participou como ouvinte no II Foro Abierto de Ciencias de America Latina y el Caribe (Cilac,2018). A coordenadora ainda apresentou duas conferências no 8º Fórum Mundial das Águas, com os títulos O impacto da mineração dos recursos hídricos e Enfrentamento da crise hídrica em Minas Gerais.

Ainda no âmbito do Projeto Engenharia Sustentável, a Unincor apoiou o evento realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas e CREA-MG com a palestra intitulada “Os desafios e as perspectivas da Gestão Hídrica na América Latina e Caribe” proferida pelo coordenador geral do Programa Hidrológico Internacional na América Latina e Caribe, Miguel Doria.

Intercâmbio internacional vivenciado por discente, dever-se sublinhar a participação do aluno Breno Lasmar no curso Fortalecimiento de Organismos de Cuenca y Governanza del agua en América Latina. Na oportunidade o discente apresentou a experiência do CBH Paranaíba, do qual é o atual presidente.