Estudantes do 7° período do Curso de Odontologia da UninCor de Belo Horizonte realizaram, no dia 05 de novembro, a prova OSCE (Exame Clínico Objetivo e Estruturado), que avalia as competências e habilidades clínicas de futuros profissionais da área da saúde.

O exame é dividido em estações que simulam a realidade clínica, onde os estudantes são avaliados em diversas tarefas como a anamnese; o ensino e aconselhamento de pacientes; a interpretação de exames de imagem e laboratoriais; competências interpessoais e atitude profissional; exames clínicos de diversos tipos; e resolução de problemas e intercorrências. É realizado o rodízio de alunos e os examinadores pontuam o desempenho dos mesmos em cada tarefa, dentro de 7 minutos, com critérios previamente determinados.

prova osce11

De acordo com o Coordenador do Curso de Odontologia, professor André Oliveira Naufel de Toledo, a prova OSCE foi implementada na UninCor com o objetivo de aprimorar e desenvolver os acadêmicos, além de trazer um diferencial para o curso. "Este exame é atualmente considerado um dos métodos mais confiáveis para avaliação de competências e habilidades clínicas. Além de propor uma nova metodologia de avaliação dos nossos alunos de Odontologia, ela avalia questões como o comportamento e domínio de técnicas e habilidades necessárias para a resolução de diversos casos”, completa.