Capacitar acadêmicos e profissionais da área da saúde para realizar atendimentos à comunidade em casos de urgência e emergência. Este é o principal objetivo da UninCor que deu início, na última semana, em Belo Horizonte, ao processo para implantação de um Centro de Treinamento Internacional (CTI)  reconhecido e certificado pela American Heart Association – AHA.

atendimento bh 2

A AHA é uma associação internacional que determina as diretrizes e protocolos para o atendimento, no mundo inteiro, de emergências ligadas a doenças, como AVC, infarto, parada cardíaca e respiratória e, ainda, algumas arritmias cardíacas. A associação possui um manual com todas as normas que as instituições devem seguir para receber o certificado: materiais que devem ser adquiridos, salas, equipamentos e infraestrutura geral que o local deve possuir para que os cursos ocorram de forma semelhante ao redor do mundo.

“Este primeiro passo consiste em treinar os instrutores que irão ministrar esses cursos para os profissionais de saúde de Minas Gerais. Atualmente, existem apenas três centros de treinamento no estado e, caso a UninCor seja aprovada, será o quarto centro, podendo ministrar as capacitações em qualquer lugar do Brasil. Esse fato dará aos nossos alunos da área da saúde, a oportunidade de fazer esses cursos de maneira diferenciada”, avalia o coordenador do curso de Enfermagem dos campi Belo Horizonte e Betim da UninCor, professor Daniel Fernandes.