setembro amarelo bh 2Com o objetivo de fomentar o debate sobre um assunto tão importante, o campus Belo Horizonte da UninCor promoveu, no dia 30 de setembro, uma sessão de cinema e júri simulado, na qual foi discutida a questão da conscientização e prevenção ao suicídio. A iniciativa foi realizada pelos professores, Daniel Fernandes e Pedro Carlos Ferreira Santos.

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a data 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, com o objetivo de promover reflexões a respeito do tema e outras ações protetivas. E, em 2015, o Centro de Valorização à Vida (CVV) criou, no Brasil a campanha do Setembro Amarelo, associando a cor com o mês já conhecido pelas medidas preventivas.

De acordo com o professor Daniel, o Setembro Amarelo tem objetivo de tornar o suicídio uma questão de conhecimento público, promovendo uma série de ações sociais que visam à conscientização. “É preciso compartilhar informações e esclarecer que a educação é o primeiro passo para evitar o suicídio. Diante disso, sendo a universidade um ambiente seguro e preparado para lidar com questões relevantes como essa, é preciso apresentar aos estudantes, opções e caminhos seguros, caso ideias autodestrutivas possam surgir”, afirma.

setembro amarelo bh 3