Final foi realizada no Salão Nobre da UninCor e contou com a participação da Desembargadora Federal do Trabalho do TRT-SP
 
Estudantes dos Campi Três Corações e Caxambu participaram, na última sexta-feira, 03 de junho, da fase final do I Concurso de Oratória do Curso de Direito da UninCor que envolveu representantes de todas as turmas do curso e homenageou a Desembargadora Federal do Trabalho do TRT-SP, Drª Rilma Aparecida Hemetério.
 
Para a final do concurso, os estudantes Carlos Eduardo Pereira Bruno, Eliézer de Oliveira Moreira, Emerson Aluízio Castilho Zeferino, Leandro Ferreira Mendes, Luiz Filipe Augusto e Tamiris Alves de Jesus tiveram seu discurso avaliado pela comissão julgadora formada pela Reitora da UninCor, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza, pelo Procurador Geral do Município de Três Pontas, Dr. Neander Oliveira e pela homenageada, Drª Rilma Hemetério. O desempenho dos candidatos foi avaliado seguindo os critérios de Voz, Conteúdo, Apresentação e Tempo. 
 
"Estamos certos de que o concurso atingiu seus objetivos pois a comunidade acadêmica respondeu positivamente após a realização do concurso, que despertou um interesse ainda maior nos estudantes para as próximas edições. Os oradores atenderam nossas expectativas na medida em que todos se ativeram à proposta e souberam discorrer sobre o tema, bem como, utilizar da técnica da oratória", comentou o Coordenador dos Cursos de Direito dos Campi Três Corações e Caxambu, professor Leiner Marchetti Pereira.
 
Com a maior pontuação, o primeiro lugar do concurso foi para o estudante do 5º período, turma B, Eliézer de Oliveira Moreira, que dissertou sobre o poder da palavra que é "viva e eficaz". Em segundo lugar, ficou o graduando do 8º período, Leandro Ferreira Mendes, que fez uma análise da Constituição Brasileira desde o Brasil Império até 1988. Os primeiros colocados, receberam, além do certificado de participação, uma placa de homenagem e também descontos no valor da rematrícula. 
 
Drª Rilma Hemetério
Natural de Caxambu, a homenageada do concurso, Drª Rilma Hemetério é formada em direito pela USP, especialista em Direito do Trabalho e Previdência Social e mestre em Disciplinas do Trabalho, Sindicais e da Segurança Social pela Universitá Degli Studi di Roma "TOR VERGATA", na Itália. Desembargadora Federal do Trabalho desde 2001, Drª Rilma comentou que, quando estava na faculdade, era muito tímida e tinha dificuldade de falar em público. "A oratória é fundamental para o profissional do Direito e, para ter um bom desempenho, ele precisa de técnicas de retórica e persuasão, boa argumentação, pensamento lógico e também de prática e este tipo de iniciativa é muito importante para os acadêmicos da área", comentou parabenizando os participantes pelo desempenho.
 
No Curso de Direito da UninCor, já ministrou aulas nas disciplinas de Prática Forense e Direito Processual do Trabalho. Drª Rilma também esteve presente na Aula-Magna do Curso que marcou a reabertura do Campus Caxambu, quando conversou com os alunos sobre a carreira ligada ao Direito, da experiência que possui no Judiciário e da dedicação, ética e comprometimento imprescindíveis para os futuros profissionais da área.