A última etapa do II Concurso de Oratória Unificado dos Cursos de Direito da UninCor foi realizada na quarta-feira, 24, e contou com a presença do Juiz de Direito da II Vara Criminal e Infância e Juventude da Comarca de Varginha, Dr. Marco Vani Bemfica, patrono desta edição. A final contou com a participação de 8 estudantes dos Campi Caxambu e Três Corações.

O tema escolhido para o discurso dos candidatos foi "Ética no atual panorama jurídico e político brasileiro". Para o Coordenador dos Cursos de Direito, professor Leiner Marchetti Pereira, "foi uma oportunidade que todos os alunos interessados tiveram de aprimorar a oratória, instrumento cada vez mais utilizado pelos operadores do direito nos tribunais e demais órgãos de acesso à justiça. Isso se deve pela tendência consagrada pela Constituição da República de 1988 e pelo Novo Código de Processo Civil, de maior efetividade processual e de uma duração razoável do processo no intuito de desburocratizá-lo, tendo a oratória substituído, cada vez mais, atos anteriormente formalizados".

O homenageado do evento, Dr. Márcio Vani Bemfica, foi, por 25 anos, Juiz de Direito da I Vara Civil e Diretor do Foro da Comarca de Três Corações, e se sentiu honrado em ser o patrono do concurso. "Para a figura do advogado sempre predominou a oratória. Pelo princípio da oralidade, através da fala nós temos os atos mais rápidos e sintéticos. Este é o modo mais simples para atingir a consciência do outro. O escrito é bom, mas é frio. O advogado precisa, além de saber falar, ter presença, comportamento, posição, demonstrar firmeza, até para criar na parte contrária alguma dúvida, tamanha a certeza com que ele fala e defende sua tese", comentou o magistrado.

Cada participante tinha de 5 a 7 minutos para tratar do assunto proposto e os avaliadores levaram em consideração os itens voz, conteúdo, apresentação e tempo. A comissão julgadora foi formada pelo Dr. Márcio Vani Bemfica, pela Reitora, professora Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza e pelo Gestor de Comunicação e Marketing da UninCor, professor Kléber Lorenzini. O vencedor desta edição do concurso foi o estudante do 7º período, da UninCor Três Corações, Luis Cláudio Amorim; seguido pelo estudante do 4º período, Campus Caxambu, Emerson Aluízio Castilho Zeferido, que ficou na segunda colocação. Também se classificaram para a final os estudantes do 1º período, Renato Guilherme Santos, do 2º período, Michelle Bacelar Possato e do 3º período, Ronaldo Malocro, de Caxambu; do 1º período, Gabriel Rocha de Oliveira Rezende, do 8º período, Gilberto Martins Machado e do 9º período, Marcos Antônio Ferreira Romanelli, de Três Corações.