A UninCor de Três Corações realizará, no dia 9 de novembro, o II Encontro Regional Sustentabilidade em Recursos Hídricos. O tema dessa edição será: “O que você faz pelo seu rio?”. A água é elemento central no desenvolvimento econômico e social, em âmbito municipal e regional. Por isso, o Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos tem desenvolvido conhecimentos e pesquisas práticas e aplicadas de modo a apoiar a gestão sustentável das águas, em todas as suas dimensões, na região do Sul de Minas.

A 2ª edição do Encontro Regional vem reforçar esse comprometimento do programa com a sua inserção social na bacia do Rio Verde, permitindo a integração academia/sociedade. Será um dia de palestras com técnicos, gestores e agentes públicos com reconhecida atuação na área de recursos hídricos e meio ambiente.

O Encontro se iniciará às 14 horas, com um seminário que discutirá a gestão de recursos hídricos em municípios, sob o aspecto acadêmico e prático. Secretários de Meio Ambiente de municípios apresentarão dois importantes cases. O primeiro é o município de Extrema, que se tornou exemplo de recuperação e restauração florestal baseado no conceito de pagamento por serviços ambientais. Os proprietários rurais conservam parte das suas propriedades e recebem por isso. O município integra conservação com desenvolvimento social e econômico, uma vez que Extrema tem o 15º lugar em PIB dos 853 municípios de Minas Gerais. O segundo case é o licenciamento ambiental no município de Uberaba, que está posicionado em segundo lugar no ranking estadual de produção agropecuária, uma atividade fortemente dependente da água. O licenciamento municipal é gerido de modo a conseguir o equilíbrio entre o desenvolvimento da região e a sustentabilidade ambiental e dos recursos hídricos. O debate prosseguirá com abordagens do papel do Comitê de Bacia Hidrográfica na visão integrada da bacia hidrográfica com o município.

Concluindo a exposição do seminário, o Ministério Público apresentará como tem apoiado os municípios no fortalecimento da gestão dos recursos hídricos. A partir das 19 horas a The Nature Conservancy – TNC, ONG de atuação internacional presente em 72 países, abordará o tema “Segurança Hídrica e Soluções Baseadas na Natureza”. O debate sobre infraestrutura verde é um dos temas contemporâneos na área de gestão de bacias hidrográficas de modo a garantir a sustentabilidade do abastecimento de água das cidades ao mesmo tempo que garante o provimento de água para atividades agrícolas e de produção industrial.

Encerrando o dia, o prefeito de Mariana, Duarte Júnior, apresentará como sua gestão está trabalhando para restaurar o município após o desastre de 2015. O rompimento da barragem de Fundão gerou mais que impacto ambiental no município, foram fortes as implicações sociais e desestabilização da economia local. Uma gestão municipal centrada na gestão ambiental vem sendo desenvolvida de modo a reestabelecer e aprimorar padrões econômicos e sociais na cidade. Ressalta-se ainda que, no mesmo dia, no período da manhã, a UninCor será anfitriã da “II Oficina dos Afluentes Mineiros do Comitê do Rio Grande”. Serão aproximadamente 60 representantes dos comitês mineiros da Bacia do Grande que estarão discutindo um plano de ação para fortalecimento da gestão das águas na bacia. Fechando as atividades do II Encontro, será ofertado minicurso sobre Hidrogeologia, no dia 10 de novembro, das 8 às 12 horas.