Nos dias 22 e 23 de fevereiro, mestrandos da linha de pesquisa Literatura, História e Cultura, do Programa de Mestrado em Letras da UninCor, defenderam suas dissertações.

A dissertação “Sem compromisso”: um estudo acerca da lírica amorosa de Geraldo Pereira, defendida por de Paola Arcipreti dos Santos e orientada pela Profa. Dra. Cilene Pereira (UNINCOR), teve como banca examinadora, além da orientadora, os professores doutores Luciano Cavalcanti (UNINCOR) e Marcelino Rodrigues da Silva (UFMG). No estudo, Paola fez uma leitura das letras de Geraldo Pereira, dando destaque para as relações afetivas construídas no espaço do samba.

Péricles Arebas Louzi defendeu a dissertação A infância na lírica de Emílio Moura, orientada pelo Prof. Dr. Luciano Cavalcanti (UNINCOR). Na pesquisa, Péricles fez uma análise detida do poema “A casa”, refletindo sobre como a infância está aí representada. Participaram da banca de defesa, além do orientador, os professores Rodrigo Carvalho Silveira (IFRJ) e Cilene Pereira (UNINCOR) 

O estudo intitulado Babilônia 2000: a “poética do invisível” no cinema documentário de Eduardo Coutinho, de Rafael de Almeida Moreira, propôs examinar como o diretorpratica a visibilidade do invisível a partir de uma poética específica, centrada em sua trajetória estético-político. A banca examinadora foi formada pelos professores doutores Luciano Cavalcanti (UNINCOR) e Fernanda Aparecida Ribeiro (UNIFAL), além da orientadora da pesquisa. 

É importante lembrar que as dissertações de Paola dos Santos e Péricles Louzi estão também associadas às pesquisas do Grupo de Pesquisa Minas Gerais – Diálogos, liderados pelos professores doutores Cilene Pereira e Luciano Cavalcanti. O grupo está, desde 2011, cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisas do CNPq e tem desenvolvido pesquisas sobre o espaço discursivo, cultural e literário de Minas Gerais.