O Mestrado em Letras participou do III Simpósio da Psicologia da UninCor realizado de 14 a 17 de agosto. A programação do evento contou com palestras, minicursos e comunicações envolvendo alunos, professores, pesquisadores e profissionais de áreas afins.

Na comunicação coordenada, promovida no dia 16 de agosto, alunos do Programa de Iniciação Científica do Mestrado, orientados pelos docentes do Programa, apresentaram suas pesquisas: “Temas e tons da canção de Paulinho da Viola: apontamentos iniciais”, de Sthanley Zaqueu, e “Competições de poesia Slam: movimentos artísticos atrelados a questões sociais”, de Domynique Roberta de Oliveira Esposito, ambos orientados pela Profa. Dra. Cilene M. Pereira; “Guevara: o discurso de um líder revolucionário”, de Rafael Rezende, sob orientação do Prof. Dr. Renan Belmonte Mazzola; e “Questionamentos sobre a introdução da temática da homossexualidade na Literatura Infantil”, de Marine Melo, orientado pela Profa. Dra. Terezinha Richartz.

mestrado em letras simposio05

Além destes trabalhos, todos oriundos de Iniciação Científica, resultados de outras pesquisas foram apresentados: o Prof. Dr. Luciano Cavalcanti, docente do Programa de Mestrado em Letras, na ocasião, discutiu “O Motivo do carnaval nas canções de Chico Buarque”; “P.U.T.A Mulamba: ativismo denunciante através da música” foi o título da comunicação apresentada pelas alunas de Psicologia Domynique Roberta de Oliveira Esposito, Kênia Caroline de Oliveira Borges e Marine Lucia Melo; e “O papel social da mulher: uma análise psicanalítica da escrita poética”, de Anaelly dos Santos Nunes e Kênia Caroline de Oliveira Borges.

Todas as comunicações fizeram parte da Sessão coordenada pela Profa. Dra. Cilene Pereira, reunidas sob o título de Linguagem, Arte e Política: reflexões sobre estar no mundo.