No dia 27 de junho, Jane Olivé defendeu sua dissertação de Mestrado em Letras. A pesquisa intitulada “A construção da imagem do aluno adolescente no documentário Pro dia nascer feliz, de João Jardim” analisou como os alunos adolescentes, no contexto de várias escolas brasileiras, constroem sua própria imagem ao falar de si e, ao mesmo tempo, como os professores e gestores constroem a imagem desses alunos.

Nestas análises, pautadas no documentário, demonstrou-se que, por vezes, a projeção dos alunos sobre eles mesmos distanciava-se diametralmente daquela construída pelos professores e gestores aos retratá-los. A banca de defesa foi composta pelos professores, Renan Mazzola (orientador da pesquisa) e Cilene Pereira, da UninCor, além da professora, Laura Botelho, da UFSJ.