projeto mestrando ensino medio01Estudantes do Ensino Médio do Colégio de Aplicação participaram na última semana de mais um ciclo de palestras promovido pelo Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor. O projeto de iniciação ao pensamento científico é uma preparação dos alunos para o II Congresso de Inovação e Pesquisa do Colégio de Aplicação.

Na oportunidade, a Coordenadora Adjunta do Programa, professora Elisa Dias de Melo, conversou com os estudantes sobre Qualidade da Água; e a Engenheira Civil Luana Ferreira Mendes, mestranda do programa, falou sobre Saneamento Básico no Brasil. Juntamente com os mestrandos, os alunos vão realizar a pesquisa e publicar o artigo científico com temática relacionada a sustentabilidade e recursos hídricos.

Os temas propostos para a elaboração dos projetos foram: Estações de tratamento de água; Estações de tratamento de esgoto; Qualidade da água; Gestão da água; Água cinza, preta e de reuso; Águas subterrâneas; Monitoramento das chuvas e captação de água pluvial de baixo custo. A estudante do 2º ano do Ensino Médio, Eloísa Maria Silva Cruz, vai desenvolver um trabalho sobre Águas Subterrâneas. "É um projeto extremamente importante, pois trata de assuntos pertinentes e bastante atuais sobre ecologia e sustentabilidade. A pesquisa e a publicação do artigo nos dão a oportunidade de ter um contato maior com a iniciação científica e com a vida acadêmica. O que eu tenho percebido com os estudos é que, no Brasil, a utilização de águas subterrâneas ainda é falha e, se houvesse uma captação correta, maior proteção das nascentes e mais investimentos no setor, a gente conseguiria ter um aproveitamento melhor da nossa riqueza hídrica", comentou a estudante.

O professor de Física do Colégio de Aplicação, Antônio Otto Neves Filho, que também é mestrando do programa, tem percebido o entusiasmo dos estudantes ao participarem da pesquisa científica. "Quando apresentamos para eles as propostas com este nível de conhecimento, eles não ficam assustados, mas, sim, admirados com a novidade. A turma é muito bem preparada e já percebemos que muitos deles têm perfil de pesquisador universitário", analisou o professor.

O resultado do projeto será a publicação do artigo científico nos anais do II Congresso de Inovação e Pesquisa do Colégio de Aplicação, que ocorre no segundo semestre, na UninCor.