Estudantes e professores do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos estiveram, no dia 14 de abril, em Varginha, para visita técnica à PCH - Pequena Central Hidroelétrica Boa Vista II.

A equipe foi recebida pela equipe técnica do setor de meio ambiente da CPFL Energias Renováveis, concessionária responsável pela instalação e operação da PCH para geração de energia a partir das águas do Rio Verde. Primeiramente, os alunos conheceram o PAS - Posto de Atendimento Social para entender um pouco mais do trabalho multidisciplinar que é realizado para atender a comunidade que vive no entorno das obras de construção do reservatório. Em seguida, foi realizada visita in loco para compreenderem o alteamento da barragem, escada para transposição dos peixes do leito do rio para a parte alta, casa de máquinas que acomoda as turbinas. Os mestrandos puderam observar ainda a construção do reservatório, do vertedouro, do sistema de captação de água, da subestação de força e do canal de fuga.

A PCH Boa Vista II deve totalizar 26,5 MW de capacidade instalada, com garantia física de 14,41 MWm, que deverá ser distribuída ao Sistema Interligado Nacional de Energia Elétrica (SIN), para onde também é destinada a energia de Furnas Centrais Elétricas. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (Copam) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A previsão é de que a usina passe a operar a partir de 2020.