O Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e os Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da UninCor realizaram, nos dias 19 e 20 de outubro, o curso de Recuperação de Nascentes, ministrado pela professora Rosângela Francisca de Paula Vítor Marques e pelo professor Alisson Souza de Oliveira, com a participação de estudantes, professores e especialistas da área.

O curso foi dividido em quatro momentos: a primeira parte teórica; seguido de uma visita à Fazenda Universitária da UninCor, para a realização do diagnóstico ambiental da nascente a ser recuperada; o conhecimento do geoprocessamento para a delimitação das áreas de preservação permanente, uso e ocupação do solo e degradação da região; finalizando com a proposição do projeto da recuperação de nascentes.

A preservação das nascentes e dos cursos d’água, embora distintos entre si, apresentam como pontos básicos comuns a garantia e a manutenção da quantidade e qualidade da água. De acordo com a professora Rosângela Francisca de Paula Vítor Marques, considerando o grande destaque para preservação de nascentes a montante da área de captação de água para fins de abastecimento da população, a sua preservação garantirá água em volume adequado, principalmente no período de estiagem, devido à recarga do lençol freático favorecido pela cobertura com mata nativa. “Os alunos puderam conciliar teorias e práticas de diversas disciplinas, na busca da proposição e recuperação de uma nascente”, comenta.

Além da troca de conhecimento, o curso ainda arrecadou vários litros de leite que serão revertidos ao Ancianato Antônio Frederico Ozanam, em Três Corações.

curso nascentes mestrado