Marília Carvalho de Melo, que é coordenadora do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, foi nomeada novamente ao cargo, após um ano à frente da instituição.

No último dia 7 de janeiro, a coordenadora do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, Marília Carvalho de Melo, assumiu, a diretoria geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), órgão que, juntamente com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), compõe o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), em Minas Gerais. Marília é engenheira civil e foi indicada pelo governador, Romeu Zema, para a sua gestão, já que desempenha o cargo, há um ano.

Entre as atividades, a professora terá o desafio de dar continuidade à eficiência na análise das outorgas, no monitoramento da qualidade da água do estado e na estruturação dos comitês de bacias hidrográficas (CBH). “Está prevista a elaboração de um planejamento estratégico para os próximos quatro anos, com o esforço na redução de outorgas contínuas, tendo como meta a redução de pelo menos 15% do passivo, no primeiro ano. Além disso, estão previstos novos mecanismos para remodelar a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, além da modernização do Sistema Estadual de Informações em Recursos Hídricos (Seirh)”, avalia.

professora marilia igamNa UninCor, a professora Marília é a responsável pela coordenação do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos que tem o objetivo de qualificar profissionais para trabalhar na gestão sustentável de recursos hídricos, hoje, um dos grandes desafios das empresas que dependem da água para produzir, e também dos municípios para o abastecimento da população e promoção do desenvolvimento regional. A proposta do programa é qualificar profissionais para o desenvolvimento de pesquisa e de tecnologias voltadas para o planejamento, monitoramento e uso sustentável dos recursos hídricos e também para a conservação ambiental.

“Em tempos de escassez da água é essencial que a população volte os seus esforços para a gestão adequada de seu uso, de maneira a integrá-lo com a preservação desse elemento vital, por isso, a principal meta do nosso programa de mestrado, que conta com a expertise de professores renomados na área, é formar profissionais engajados na pesquisa e prática dessa temática”, afirma a coordenadora.

A próxima turma do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor terá início no mês de fevereiro. Para fazer parte do programa, em uma primeira etapa são avaliados o currículo lattes, histórico escolar e carta de intenção de pesquisa e na segunda etapa, ocorrem as entrevistas com os candidatos. Informações: mestrados.unincor.br.