No  dia 10 de abril, o mestrando e professor da UninCor, Leandro Costa Fávaro, defendeu o trabalho de conclusão no Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, da universidade, com o título O ensino a distância no processo de mobilização da gestão de recursos hídricos: uma abordagem para o ensino superior. O trabalho foi orientado pelo Prof. Dr. Sérgio Ricardo Magalhães, (UninCor), que presidiu a banca de avaliação, composta também pelos professores, Dra. Marília Carvalho de Melo (UninCor), que também é a coordenadora do programa, e Dra. Fabiana Alves, do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix (CEUNIH).

Defesa Leandro  FavaroA pesquisa propôs a utilização de recursos tecnológicos voltados para a modalidade de educação a distância (EAD) no processo de sensibilização e mobilização de estudantes universitários, tendo como foco primordial a compreensão a respeito do processo de gestão dos recursos hídricos, a partir da utilização de uma abordagem relacionada à educação ambiental emancipatória.

De acordo com o professor Sérgio Ricardo Magalhães, o incômodo ocasionado pela observação dos inferiores resultados obtidos pela execução de diferentes projetos e atividades destinadas a atender as demandas, sobretudo legais, da educação ambiental no ensino superior presencial e da escassez de ações voltadas para a modalidade de EAD, estimulou a construção desta pesquisa, por meio da metodologia de pesquisa-ação-educacional, ressalta o orientador.

“É notória a importância da efetivação dos debates e das reflexões, conscientes e sistematizadas, a respeito das questões ambientais dentro das instituições de ensino, seja da educação básica ou superior”, avalia.