Recentemente, o Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor promoveu, na Escola Dr. Emílio Abdon Póvoa, no Centro de Consciência e Cidadania Casa da Colina e na Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (ARPA Rio Grande), em São Lourenço, duas gincanas ecológicas para os estudantes do ensino fundamental e comunidade. A atividade teve o objetivo de despertar o interesse das pessoas pelas questões regionais relativas à disposição final e ambientalmente correta de resíduos sólidos.

Para a mestranda, Daiane Fernandes Pereira, responsável pela ação, a gincana possibilitou que o assunto fosse discutido entre pessoas de todas as idades, de maneira descontraída. “Abordamos temas importantes, como reciclagem, a separação de resíduos e a compostagem, e com as brincadeiras os participantes puderam aprender na prática e com mais entusiasmo, a destinação correta que deve ser dada aos resíduos sólidos”, analisa.