palestra saneamento professoraNo dia 14 de setembro, a professora e coordenadora adjunta do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, ministrou a palestra Importância de se fazer projetos em saneamento básico no Brasil: um investimento social de alto impacto, no Seminário sobre novas gerações, imagem pública e meio ambiente, promovido pelo Rotary Clube Distrito 4560, na Escola Estadual Deputado Teodósio Pereira, em Três Pontas. O evento contou com a participação de 217 pessoas, sendo representados por 32 clubes da região, com 55 rotarianos e demais participantes do Rotaract e Interact.

Para a professora Rosângela, é importante que haja discussões sobre o assunto, visto que o saneamento e a saúde estão intimamente ligados. “No Brasil, ao avaliarmos a qualidade da água dos rios, é possível verificar que 110 mil quilômetros de trechos dos rios estão com a qualidade comprometida, devido ao excesso de carga de matéria orgânica. Destes rios, em 75,82% não é permitida a captação de água para o abastecimento público em função da poluição e nos 24,18% em que a captação pode ser feita, ela requer tratamento de água avançado”, afirma.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, o saneamento básico ainda não é uma realidade para todos os municípios do Brasil e em 2017, quase 100 milhões de brasileiros ainda não possuíam acesso à coleta de esgoto (52,3%), resultando em 258 mil internações por doenças de veiculação hídrica e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento, economiza-se R$ 4 com a saúde pública.

palestra saneamento professora publico