A UninCor, através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, realizou na última semana, de 22 a 24 de novembro, o XVIII Encontro de Iniciação Científica e a III Mostra de Extensão, em Três Corações.

A abertura do evento contou com palestra do Coordenador do Mestrado em Ciências da Saúde da UFLA, professor Luciano José Pereira, que já fez parte do corpo docente da UninCor. Com pós-doutorado pela Unicamp e revisor de mais de 15 revistas científicas de publicação nacional e internacional, o convidado falou para os alunos que a inquietação sobre as coisas é o principal motivador para a pesquisa e que a iniciação científica é importante para a vivência dos estudantes que eles vão levar para sua carreira profissional, seja ela acadêmica ou não. O Assessor de Pesquisa e Presidente da Comissão Organizadora do evento, professor Alexandre Tourino, ficou lisonjeado com a presença do convidado e com a disponibilidade em compartilhar com os acadêmicos sua experiência como pesquisador. "A iniciação científica e extensão são ferramentas para incrementar o currículo acadêmico, proporcionando o aprendizado extraclasse. Um aluno que faz iniciação e extensão sempre terá novos horizontes para sua carreira", comentou professor Alexandre Tourino.

Para este ano, foram mais de 130 projetos inscritos para apresentação no evento que tem o objetivo de incentivar as atividades científicas e de extensão, disseminando a socialização do conhecimento entre a Universidade e a comunidade. O Coordenador Geral das Pró-Reitorias, professor Maurício Cezar Resende Leite Júnior, elogiou os trabalhos expostos na feira. "Esse ano, mais uma vez, o evento teve uma grande adesão dos estudantes. Os trabalhos tiveram uma qualidade excelente e com grande relevância voltada para a comunidade, para a responsabilidade social e o interesse científico".

O encontro também mostrou que o desenvolvimento de projetos científicos não se restringe à graduação. Estudantes do 3º ano do Colégio de Aplicação também tiveram a oportunidade de expor os resultados das pesquisas orientadas por professores do Programa de Mestrado em Letras da UninCor. A secundarista Giovanna Amorim que participa de estudos sobre a "Representação da Mulher na Mídia Brasileira" comentou que a Mostra a incentivou a desenvolver novos projetos. "A partir de toda a experiência com a Iniciação Científica, no Ensino Médio, e os resultados positivos, posso dizer que essa Mostra me incentivou a desenvolver novos projetos, ainda mais pelo fato de que com essa primeira experiência será possível desenvolver, com mais facilidade em nível acadêmico e na área específica de atuação, outros trabalhos. Além disso, a iniciativa da UninCor, do Mestrado em Letras e do Colégio de Aplicação, despertou em mim, logo cedo, o interesse em seguir a área de pesquisa em outros níveis", relatou a estudante.

Agora, a Comissão Organizadora vai sistematizar as notas que os professores-avaliadores deram para os paineis. Os autores e orientadores dos 10 melhores trabalhos receberão certificação de Honra ao Mérito em premiação que será realizada em dezembro.