Como forma de dar as boas vindas aos novos alunos e promover uma interação maior entre eles, os cursos de Psicologia e Ciências Contábeis promovem Trote Solidário de arrecadação de alimentos e material escolar para instituições filantrópicas da cidade.

A iniciativa surgiu como forma de acolher os estudantes de maneira colaborativa e estimular a responsabilidade social. "Nós nos apresentamos aos calouros, mostramos a proposta e eles gostaram muito da ideia. Estão todos muito envolvidos. Essa é uma forma melhor de envolver os alunos e, além de ajudar o próximo, oferecemos mais oportunidades de convivência entre os estudantes do curso", comentou o aluno Hudson Oliveira, do 3º período de Psicologia. Os alunos fazem doação de 1kg de alimento e são apadrinhados pelos veteranos que vão dar orientações sobre o curso, apresentar os principais setores para auxiliar na demanda dos alunos e ajudá-los a se adaptarem à Universidade durante o período. Quem quiser participar, pode procurar os veteranos, a Coordenação dos Curso ou a Clínica de Psicologia. O material arrecadado será revertido para Instituição de Amparo Arca de Noé que desenvolve projetos sociais para crianças, adolescentes e gestantes.

A Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Kênia Mendes, aponta que a proposta de incentivar boas ações estimulam a solidariedade e refletem na vida deles como alunos e como cidadãos. A proposta é arrecadar material escolar que será entregue para as crianças atendidas no Lar Anjo da Guarda, que acolhe crianças em situação de vulnerabilidade social, de 0 a 6 anos. "Os alunos estão todos motivados com a proposta. É importante a gente criar alternativas para que o trote seja uma coisa boa e integre os estudantes", comentou a Coordenadora. O material pode ser entregue na própria Coordenação do Curso ou com os estudantes.

Para o responsável pelo Núcleo de Orientação Psicopedagógico, professor Bruno Barcellos Sampaio, esse tipo de acolhimento é importante para o convívio acadêmico, principalmente para os calouros. "Este é o momento em que ele chega na Universidade é tem que lidar com uma infinidade de coisas novas. Essa proposta do Trote Solidário desperta no recém chegado a ideia da responsabilidade social, algo visto com muita importância pela UninCor. Assim, novatos e veteranos, juntos, fazem sua parte para nesse exercício de cidadania", comentou. O NOP, é o setor da Universidade responsável por atender, orientar e contribuir para o desenvolvimento e adaptação acadêmica do aluno, facilitando o processo de aprendizagem e a integração no contexto universitário.

psicologia