O Programa de Mestrado em Letras realizou, nos dias 2 e 3 de junho, o "Seminário Minas: diálogos literários e linguísticos", evento dos Grupos de Pesquisa Minas Gerais - Diálogos e Logos - Estudos de língua, linguagem e discurso. ' 
 
O seminário, organizado em dois grandes eixos temáticos, associados às linhas de pesquisa do Programa, Literatura, História e Cultura e Discurso e Produção de Sentidos, contou com 25 comunicações, que debateram o espaço literário, cultural e discursivo de Minas Gerais. 
 
A abertura do evento foi realizada pela professora Emanuela Ferreira, do Instituto Federal do Sul de Minas, Campus de Três Corações, que ministrou a palestra “Estudo de caso em uma escola de Minas: a leitura oral e a musicalidade como perspectiva para o ensino aprendizagem de Língua Portuguesa”. 
 
Segundo a Coordenadora do Mestrado em Letras e uma das organizadoras do evento, professora Cilene Pereira, "o seminário é o espaço propício para que a universidade apresente, à comunidade acadêmica e local, resultados de suas pesquisas, sobretudo porque os dois grupos de pesquisas se debruçam sobre questões locais, centradas em terras mineiras. Apesar das diversas publicações, em formato de artigos, livros e capítulos, nada é mais vivo que as comunicações e o contato dos pesquisadores com a comunidade". 
 
O evento contou, ainda, com a apresentação de samba de roda e Folia de reis, feita pelos alunos da Escola Municipal Nelson Resende Fonseca, localizada na Comunidade do Taquaral.