aula magna direito 03Marcando o início do período letivo, o Curso de Direito da UninCor Três Corações promoveu uma Aula Magna na última quinta-feira, 10, como forma de dar as boas vindas aos calouros, demais discentes e professores. O convidado para o encontro, Dr. Alexandre Vieira de Queiróz, Presidente da Comissão de Ciências Criminais e Segurança Pública da OAB/DF, tratou do tema “O Sistema de Justiça Criminal Brasileiro e suas Distorções”.

Durante sua explanação, o convidado explanou sobre as dificuldades enfrentadas pelo advogado criminalista diante da crise ética e econômica vivenciada no país, discorrendo sobre eventuais excessos cometidos pelos órgãos de investigação e pela imprensa na consecução criminal e a necessidade do cumprimento de princípios constitucionais relacionados ao processo penal. O palestrante abordou ainda a realidade do sistema penitenciário brasileiro, tendo como base o relatório do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias do Ministério da Justiça - Infopen – base 2014.

Para o discente do 9º período, Wilson José de Souza, a palestra foi de grande valia, visto que “foi repassada, de forma didática, uma nova abordagem do processo penal brasileiro, evidenciando algumas distorções que necessitam ser corrigidas para a melhoria do sistema”.

O Coordenador do Curso de Direito, professor Leiner Marchetti Pereira, aproveitou a oportunidade para divulgar e sortear um volume do livro “Direito e Processo em Evolução”, da Editoria CRV, onde foi convidado a publicar um artigo, tendo referida obra a presença de juristas renomados, tais como: Alexandre Freitas Câmara, Lenio Luiz Streck, Humberto Theodoro Junior, Luiz Guilherme Marinoni, Teresa Arruda Alvim e outros doutrinadores reconhecidos nacionalmente.

Dentre suas atribuições, Dr. Alexandre Vieira de Queiróz é, ainda, Membro da Coordenadoria de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal da OAB, Representante do Conselho Federal da OAB no Programa Segurança Sem Violência e Sócio-Proprietário de Escritório Especializado em Tribunais Superiores. O evento contou também com a presença da Coordenadora da Comissão de Ciências Criminais da OAB/DF, advogada criminalista Drª Tatiana Viotti, que prestou todo apoio na organização da Aula Magna juntamente com a Coordenação do Curso de Direito da universidade.

Crédito das fotos: Paula Xavier