No mês de conscientização e prevenção do suicídio, a UninCor realiza ações envolvendo especialistas de diversas áreas, estudantes e a comunidade como forma de alertar para este tema que, no Brasil, registra mais de 30 vítimas todos os dias, de acordo com a associação Centro de Valorização da Vida.
 
As ações do Setembro Amarelo começaram logo na primeira semana do mês com envolvimento  de vários cursos da área da saúde. O Curso de Psicologia realizou, dia 04, palestra sobre "Suicídio na Perspectiva Filosófica", com participação do Coordenador Pedagógico do Campus Pará de Minas, professor Pedro Carlos Ferreira Santos, mestre em Educação, Ética e Filosofia Contemporânea. Na ocasião, ele fez uma análise dos principais filósofos que trataram do suicídio em seus estudos apresentando uma visão existencial e humanista.
 
Em mesa-redonda realizada na última quarta-feira, 06, professores e outros profissionais abordaram de forma multidisciplinar o tema "Falar é a melhor solução". O evento, promovido pelo curso de Enfermagem, contou também com a participação de coordenadores e professores de Pedagogia, Serviço Social e Psicologia, além do NOP - Núcleo de Orientação Psicopedagógica, CAPS e Corpo de Bombeiros. Na ocasião, alunos do 10º período do curso simularam situações de risco que podem indicar sinais e servir de alerta em casos extremos. "É importante trabalhar com o tema para a reflexão sobre as causas que geram tais comportamentos e a melhor maneira de evitá-los é falarmos abertamente sobre o assunto, portanto, a prevenção é a melhor opção", comentou a Coordenadora do Curso, professora Elaine Rocha Domingues. 
 
A Organização Mundial de Saúde-OMS aponta estes casos como um problema grave de saúde pública e avalia que 90% das ocorrências podem ser evitadas. O Brasil é o sexto país, no mundo, em casos absolutos de suicídio que, na maioria das vezes, estão associados a depressão, perturbações mentais, dependência de álcool e outras drogas ou circunstâncias traumáticas específicas.  
 
Núcleo de Orientação Psicopedagógica
Na Universidade, o trabalho de acolhimento, prevenção e assistência para alunos, professores e colaboradores é realizado pelo NOP - Núcleo de Orientação Psicopedagógica. 
 
O setor visa otimizar e manter a qualidade no desempenho acadêmico ou profissional através de plantões psicológicos, aconselhamentos e orientações promovendo o desenvolvimento do indivíduo e de suas relações interpessoais e evitando que algum tipo de problema evolua para casos mais graves. "Além disso, o núcleo desenvolve o Projeto Astronauta, um grupo terapêutico que acontece de segunda a quarta-feira com objetivo de auto-conhecimento e reflexão sobre temas como ansiedade, baixa autoestima, períodos de crise,  para que a perspectiva dos atendidos se ampliem e eles possam encontrar outras saídas para as questões pessoais", comenta o coordenador do NOP, professor Bruno Barcellos Sampaio.
 
O NOP funciona com uma equipe de psicólogos de segunda a quinta-feira, de 7h às 22h30, e sexta-feira até as 18h30. Para mais informações, basta entrar em contato pelo telefone 3239 1231.