O Programa de Mestrado em Letras da UninCor promoveu, na última semana, de 04 a 06 de outubro, o VII Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura e reuniu pesquisadores, professores e alunos com trabalhos em diversas linhas de pesquisa para participarem de Grupos de Trabalho, Mesas Temáticas e Cursos, além do lançamento de livros.
 
A variabilidade de temas e a participação de mais de 30 instituições de pesquisa e educação de todo o país evidenciam a importância que o encontro tem para a área de Letras, como avaliou uma das coordenadoras gerais do evento, professora Cilene Margarete Pereira. "O Encontro cumpriu, mais uma vez, seu objetivo: o de divulgar e discutir pesquisas na área de Letras, dando especial atenção a temas como memória, gênero e práticas de linguagem", salientou. 
 
O docente do Programa de Mestrado do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - CES-JF, professor Édimo de Almeida Pereira, já participou de outras edições e diz que "a experiência para os mestrandos tem sido sempre muito rica. Nos encontros de pesquisa, sobretudo na área de literatura, que abre painéis de discurso sempre muito ricos, as oportunidades de troca de pesquisa são sempre muito bem vindas. A possibilidade de demonstrar que a literatura não está apenas nos livros, que ela está muito mais na vida, no cotidiano, do que naquela ideia que a gente tem da alta literatura, que é inacessível, fica cada vez mais evidente quando se tem a oportunidade de trocar essas ideias com os colegas". A pesquisadora da Unifran na área de Análise de Discurso, professora Luciana Carmona Garcia Manzano, classificou como produtiva essa troca de saberes. "As discussões ampliam muito as possibilidades de pesquisa dos próprios trabalhos. Isso foi um ganho muito significativo para o GT que coordenamos", analisou.
 
A doutoranda em Literatura Inglesa, pela UFMG, declarou que gostou da proposta desta edição. "Estou tendo uma experiência maravilhosa. O cerne do evento é justamente essa troca de ideias que está acontecendo aqui, de forma efetiva e dinâmica. Embora em alguns GT's os objetos de pesquisa sejam distindos, o fio da meada é o mesmo e leva a discussões interessantíssimas", comentou. A programação contou com apresentação de mais de 150 trabalhos durante todos os dias de evento. Os artigos e comunicações selecionadas pelos Coordenadores dos GT's serão publicados nos anais do Encontro e divulgados no site www.mestrado.unincor.br