consciencia negra01Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Curso de Serviço Social da UninCor promoveu, na última quarta-feira, 22, evento com participação de estudantes, professores e representantes de movimentos sociais.

O evento teve como objetivo enaltecer a cultura afro-brasileira, além de fortalecer a luta por mais direitos e contra a discriminação racial. A mesa redonda teve como tema "Igualdade Racial, Militância Política e Ações Afirmativas" e contou com a participação de Josy Radice - administradora e ativista de projetos afro-culturais, Namar Figueiredo - Coordenadora do Curso, Edézia Cristina de Morais e Ana Paula Campos - docentes do curso de Serviço Social, e também da historiadora Márcia Fonseca.

Para a coordenadora do curso, professora Namar Figueiredo, "é de fundamental importância que o ambiente universitário promova este tipo de diálogo e defenda essa bandeira pois, em tempos de tantos retrocessos, conservadorismo e intolerância, o debate precisa estar presente o tempo todo. Somando forças com os excluídos e os movimentos sociais, nós podemos construir um novo mundo mais fraterno e que respeita as diferenças".

O Curso de Serviço Social elaborou uma apresentação audiovisual com os trabalhos de extensão, projetos de pesquisa e atividades acadêmicas desenvolvidos pelos alunos sobre a promoção da igualdade racial. O coffee break para os participantes contou com produtos da culinária afro-brasileira, houve também exposição de produtos da comunidade quilombola do Taquaral e música com o grupo de Rap Sexta-Treze, de São Tomé das Letras.

A data é uma referência à morte de Zumbi, que no período colonial foi lider do Quilombo dos Palmares sendo considerado um grande símbolo da luta contra a escravidão e da resistência negra no Brasil. De acordo com registros históricos, Zumbi foi morto em 1695, por uma expedição bandeirante que seguiu com o propósito de desarticular o quilombo que, por décadas, acolheu escravos que conseguiam escapar das terras dos senhores feudais. A Lei nº 12.519, de 2011, foi a que instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.