A UninCor promoveu durante todo o mês ações de conscientização sobre a prevenção do Câncer de Próstata como parte da mobilização do Novembro Azul. A campanha é um alerta para os cuidaos da saúde do homem que, muitas vezes por desinformação, preconceito ou medo, deixa de fazer os exames preventivos. No Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer que mais mata homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

enfermagem novembro azul tc06Para encerrar a campanha, na quinta-feira, 30, o Curso de Enfermagem realizou um ciclo de palestras sobre o tema. A abertura contou com a apresentação musical do grupo de rap NaFé, formada pelos MC's Léo Vinicius e Gustavo Muniz, fazendo um alerta para os homens incentivando que cuidem melhor da saúde. Na sequência, houve palestra com o médico urologista, Dr. Ernísio Eustáquio Pereira Dias que esclareceu sobre as principais doenças que acometem a próstata, métodos de prevenção do câncer e tratamentos.

O psicólogo e coordenador do NOP da UninCor, professor Bruno Barcellos Sampaio, encerrou o evento abordando a forma como os pacientes lidam com câncer após a confirmação da doença. "Culturalmente direcionado para ter posicionamentos de força, o homem tem que lidar com a fragilidade perante a possibilidade da doença e o desafio de reformular sua identidade. Assim o acompanhamento psicológico e os vínculos familiares têm grande importância neste processo", comentou o professor.

O evento envolveu estudantes e professores, profissionais da saúde e a comunidade. Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem, professora Elaine Aparecida Rocha Domingues, "esta foi uma oportunidade excelente para os alunos já se habituarem a trabalhar com essa população e identificar novas estratégia capazes de captar esse público para a prevenção, visto que os índices de morbidades são maiores em homens".

O diagnóstico é feito pelo exame de sangue PSA e também pelo toque retal, fundamentais para a detecção precoce da doença para início do tratamento. O INCA - Instituto Nacional de Câncer aponta que entre os fatores que aumentam os riscos da doença estão a idade, o histórico na família e a obesidade. Hábitos como não fumar e evitar bebidas alcoólicas, ter uma alimentação adequada e praticar atividades físicas regularmente, ajudam a manter um estilo de vida mais saudável. A recomendação é que os homens comecem a fazer os exames específicos a partir dos 50 anos de idade; pessoas com histórico na família devem consultar o médico já aos 40 anos para fazer esse monitoramento.