palestra mestrado sustentabilidade01A UninCor e o CREA-MG promoveram na terça-feira, 23 de janeiro, um encontro que reuniu autoridades, engenheiros, representantes de comitês de bacias hidrográficas, Polícia Militar Ambiental, Instituições de Ensino Superior, CODEMA e Câmara Municipal de Varginha, para abordar o tema 'Gestão de Recursos Hídricos - Desafios e Oportunidades', no Auditório do Sebrae, em Varginha.

A palestra foi ministrada pela professora Marília Carvalho de Melo, coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos da UninCor. Na oportunidade, a convidada apresentou situações que vêm sendo observadas no Brasil e nos aquíferos de Minas Gerais com relação a abastecimento, diminuição significativa no ciclo de chuvas, questões envolvendo segurança hídrica e como uma gestão eficiente destes recursos pode prevenir ou minimizar impactos maiores para o futuro. "Todos nossos processos produtivos agrícolas ou industriais, e de abastecimento, dependem da água. Ela pode ser o limitador de desenvolvimento econômico de uma região. Gerir a água de maneira adequada, com uso eficiente e conservação dos recursos hídricos é importantíssimo para qualquer região", comentou.

A professora e pesquisadora comentou ainda que esta é uma responsabilidade que abrange hábitos de toda sociedade, atuação do poder público e investimentos de indústrias. "Nós temos uma herança a trabalhar com a gestão adequada de recursos hídricos e temos oportunidades diárias, principalmente no Sul de Minas, onde temos disponibilidade de água bastante significativa, de minimizar impactos ainda maiores para o futuro", acrescentou.

Para o engenheiro Leão Miranda, representando o CREA-MG regional de Varginha, o encontro foi bastante proveitoso. "O encontro foi muito didático e esclarecedor. Nós engenheiros temos a responsabilidade de ajudar os gestores públicos e promover projetos que permitam não apenas a preservação da água e do meio ambiente como questões voltadas para aterros sanitários, resíduos sólidos, saneamento, que também estão inseridos neste processo", argumentou.

Mestrado Profissional

O Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos está com processo seletivo aberto. O curso tem ênfase na qualificação profissional e é voltado principalmente para graduados nas áreas de ciências agrárias, ambientais e afins. A proposta do programa é qualificar profissionais para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologias na área de recursos hídricos e produzir conhecimentos aplicados ao monitoramento, diagnóstico e manejo em bacias hidrográficas.

"Nosso objetivo com o Mestrado Profissional é garantir aos alunos uma formação que alie uma visão prática, de atuação profissional de mercado, com o conhecimento científico. Nós temos linhas de pesquisa que variam desde a água e indústria, água na irrigação, água e políticas públicas, conservação ambiental, para dar ao aluno uma visão inter e multidisciplinar de onde ele pode atuar na gestão de recursos hídricos e na sustentabilidade ambiental", explicou a Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Sustentabilidade em Recursos Hídricos, professora Marília Carvalho de Melo.

O policial militar do meio ambiente e professor universitário, José de Assis Pereira, é mestrando no programa da UninCor e comenta que esta tem sido uma experiência ímpar para sua formação profissional. "O mestrado vem ampliando minha concepção sobre recursos hídricos e proporcionando uma formação não apenas técnica mas humana", declarou.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 09 de fevereiro na própria Secretaria de Pós-Graduação da UninCor, em Três Corações. Para mais informações, basta acessar o edital no site mestrados.unincor.br ou entrar em contato através do telefone (35) 3239 1276.