Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, os cursos de Enfermagem e Serviço Social promoveram, na quarta-feira, 21, o I Simpósio Multidisciplinar sobre Síndrome de Down, reunindo especialistas, professores e estudantes para uma reflexão ampla sobre saúde, direitos, inserção social e respeito.

A mesa-redonda, organizada pela professora Maiúme Roana Ferreira de Carvalho e pelos estudantes do 5º período do Curso de Enfermagem, abordou diversos temas como “Direitos da Pessoa com Deficiência”, com participação da professora do curso de Serviço Social Cleusimar Cardoso Alves Almeida; “Cuidados de Enfermagem as Pessoas com Síndrome de Down”, com a enfermeira da APAE de Três Corações, Vanessa dos Santos Vieira; “Contribuições da Psicopedagogia para as Pessoas com Síndrome de Down”, com a psicopedagoga da Apae de Três Corações, Rosana Sanches de Oliveira; “Atuação do Psicólogo com as Pessoas com Deficiência”, com o professor do Curso de Psicologia Rafael Pereira Gomes; e “Contribuições da Atividade Física para as Pessoas com Síndrome de Down”, com participação da professora do Curso de Educação Física Andrea Pereira Martins Vinhas.

O encontro contou ainda com depoimentos das mães Raquel Moreira de Paula Lopes, Maria do Carmo Guedes e Norma Lucinda Mendes sobre suas histórias de persistência e amor no cuidado de filhos com Down e, também, da participação de Fernanda Lucinda Mendes, que tem síndrome de Down, deu uma bela lição com sua história de superação.

"Foi uma imensa oportunidade para refletirmos sobre as capacidades das pessoas com a Síndrome de Down. Elas possuem tantas outras características quanto os demais seres humanos, ou seja, a síndrome não as define. É muito importante que todos saibam que cada pessoa com síndrome de Down também tem gostos específicos, personalidade própria e individual, habilidades e vocações distintas entre si. Portanto, devem ser evitados os rótulos e preconceitos", comentou a professora Maiúme Roana Ferreia de Carvalho.