semana da agua02Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, 22 de março, a UninCor preparou uma programação especial como forma de conscientizar a comunidade acadêmica e toda sociedade quanto à preservação, a reutilização e o uso consciente da água.

O evento é uma realização dos cursos de Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária e do Programa de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos. A programação iniciou na quinta-feira, 22, com uma blitz ambiental educativa, exposição de trabalhos na área de convivência e exibição de clipes e curtas-metragens na praça de alimentação como Tenho Sede (Gilberto Gil); Lá Naturaleza nos Habla - El Água (Conservation International); D'Água (Penilos Estudos Artísticos, 2013); Missão Gandarela (UFMG, 2016); As Águas de Cambuquira (Estação Animação, 2015); e O Enigma da Água (Armoria Studio, 2011).

Na sexta-feira, 23, houve uma Mesa Redonda sobre "Água, Conflitos, Uso e Gestão" com os convidados Ana Cristina, diretora executiva da Agência de Bacia Hidrográfica Peixe Vivo; Breno Esteves Lasmar, superintendente de políticas regionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad); e José de Assis, policial militar de meio ambiente. O debate teve participação de acadêmicos, professores, estudantes do Colégio de Aplicação e representantes de organismos ligados ao meio-ambiente. Para a Coordenadora Adjunta do Programa de Mestrado, professora Elisa Dias de Melo, promover essa conscientização no ambiente educacional é um passo importante pois reflete no desenvolvimento de novos projetos e no engajamento junto à comunidade. "A participação dos alunos é de extrema relevância porque traz uma questão de conscientização do uso de recursos hídricos, que é muito urgente, para que possamos mudar a forma de lidar com esse recurso que é imprescindível para nossa vida e para o desenvolvimento econômico do país, que está diretamente ligado à disponibilidade de água em qualidade e quantidade", comentou.

No encerramento da semana, sábado (24) pela manhã houve ações na Praça Odilon Rezende de Andrade, com participação dos Cursos de Enfermagem, com aferição da pressão arterial e orientações de saúde; Estética e Cosmética com massagem relaxante, limpeza de pele e aplicação de filtro solar; e Farmácia com teste de glicemia. Professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Recursos Hídricos também aproveitaram a oportunidade para orientar a população quanto à importância do uso racional da água e de evitar desperdícios.

Barqueata Ecológica

Como forma de aumentar o engajamento dos estudantes e da comunidade no cuidado com os recursos hídricos, a UninCor, através da CIPA, do Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos, e dos Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, vão realizar uma Barqueata Ecológica, no dia 14 de abril, com início às 8h. A ação vai percorrer as margens do Rio Verde desde o Parque Dondinho, onde será a concentração dos participantes, até o Clube Atalaia recolhendo resíduos e conscientizando a população quanto aos cuidados com o meio ambiente e à preservação das matas ciliares. Também haverá equipes fazendo o trajeto pelo rio auxiliando no recolhimento de lixo.