Os cursos de Administração e Ciências Contábeis realizaram, de 10 a 12 de abril, mais uma Jornada Acadêmica Integrada e, para essa edição, o tema trabalhado foi "Transformando alunos de hoje em profissionais sustentáveis amanhã".

jornada contabeis (7)Na abertura do evento, na terça-feira, 10, os estudantes do 7º período do Curso de Ciências Contábeis fizeram a tradicional apresentação teatral sobre Imposto de Renda. Este ano, a atividade fez uma referência à Escolinha do Professor Raimundo e trouxe o tema "Escolinha do Leão - Aula de hoje: agora tem que declarar" trazendo situações e explicando conceitos sobre a importância de seguir as orientações da Receita Federal, informando sobre o IR e sanções aos contribuintes que caírem na malha fina.

Na oportunidade, foi realizada ainda a entrega da primeira cadeira de rodas conquistada com a doação dos Lacres de Alumínio. A cadeira de rodas foi doada para a esposa do colaborador José Maria, que agradeceu imensamente a todos que participaram. "Infelizmente, na vida, um dia estamos em uma situação boa e, em outro, em uma situação adversa. No momento, estamos utilizando uma cadeira emprestada e esse presente é de grande valia", comentou. A campanha do Lacre Amigo é uma iniciativa dos cursos e visa promover a responsabilidade social e a sustentabilidade envolvendo os alunos em boas ações para ajudar o próximo. "É gratificante ver um projeto tão simples como arrecadar Lacres de Latinhas de alumínio e se transformar em bem ao próximo. E peço a toda a sociedade Tricordiana e cidades vizinhas, que nos ajudem a juntar mais e mais lacres para podermos ajudar ainda mais pessoas", comentou a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Kênia Mendes.

A programação da jornada contou ainda com palestras sobre 'Administração Sustentável', ministrada pelo Diretor da rede GF Supermercados Gustavo João Roberto Franco, e 'A apliabilidade da administração e da contabilidade como suporte na tomada de decisão', com o Promotor de Justiça de Três Corações, Dr. Victor Hugo Rena Pereira; além dos minicursos sobre comunicação assertiva, logística internacional, empreendedorismo, gestão de custos, marketing, Simples Nacional, Departamento de Pessoal e mercado para pequenas empresas.

Para o Coordenador do Curso de Administração, professor Lourival Eustáquio de Melo, essa participação dos estudantes é fundamental. "Nós temos preparado nossos alunos para o pensamento sustentável não apenas nas empresas, mas, sobretudo, no dia a dia deles também. Esta é uma preocupação que envolve, hoje, todos os setores, reflete nos resultados da empresa e precisa ser bem estruturada, como, por exemplo, na parte de diminuir desperdícios, fazer descarte correto de materiais e logística reversa. Envolver os alunos nesse processo é importante para que os alunos já saiam preparados para essa realidade no mercado e, também, para que eles, enquanto desenvolvedores do pensamento científico, possam pensar novos modelos ligados ao tema", comentou.

Os alimentos arrecadados na inscrição dos alunos participantes serão separados em cestas básicas e distribuídos para instituições e famílias carentes na primeira semana de maio com o intuito de que os beneficiados tenham um especial almoço no dia das mães.