O Programa de Mestrado em Letras da UninCor promoveu, nos dias 07 e 08 de junho, o II Seminário “Minas: diálogos literários e linguísticos”. O evento é uma realização do grupo de pesquisa Minas Gerais - Diálogos, cadastrado no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.

O seminário foi organizado em três grandes eixos temáticos. Entre eles, o estudo crítico-teórico, analítico-interpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como “espaço literário” de origem ou tema de obras, contemplando também discussões sobre manifestações artísticas e culturais do estado, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura; o estudo textual-discursivo das práticas linguísticas e enunciativas da/na região de Minas Gerais, bem como a produção e circulação de conhecimento em torno dos multiletramentos, os gêneros e seus suportes, os textos e os discursos; e apresentação de trabalhos originários das dissertações do Programa de Mestrado em Letras e da iniciação científica da UninCor, associados às linhas de pesquisa 'Literatura, História e Cultura' e 'Discurso e Produção de Sentido'.

ii seminario minas09

Nos dois dias do evento, foram apresentados 28 trabalhos, divididos em 11 mesas temáticas, além da exibição do documentário "O Sete Orelhas: herói bandido", de Bruno Maia, seguido de um debate. A mesa "Minas em pesquisa(s)" contou com a participação das professoras doutoras Terezinha Richartz e Thayse Guimarães, coordenada pela professora doutora Cilene Pereira, membro fundador do grupo.

O evento arrecadou com as inscrições 50kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a uma instituição social da região.