EngAmb PCH Boavista01Estudantes e professores do 8° período do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UninCor realizaram, no dia 29 de setembro, uma visita técnica na Pequena Central Hidrelétrica - PCH Boa Vista II - em Varginha.

Na ocasião, os alunos foram recebidos pela equipe da CPFL Renováveis, empresa brasileira de energia renovável e responsável pela instalação e operação da PCH Boa Vista II. O Engenheiro Ambiental Rodrigo Souza, da CPFL, apresentou a empresa, os detalhes técnicos da obra, e também vídeos e fotos do andamento e desenvolvimento das atividades na área da PCH. Em seguida, a equipe da CPFL mostrou os procedimentos adotados para atender a comunidade do local diretamente afetado pelo empreendimento, através do "Programa Raízes", que tem como objetivo melhorar as condições socioeconômicas e ambientais das regiões de atuação da empresa. Além disso, os acadêmicos conheceram a área da barragem e puderam visitar a casa de máquinas, ver a construção da escada para a transposição dos peixes, observar o reservatório, o sistema de captação de água, a subestação de força e o canal de fuga.

A visita técnica faz parte da disciplina de Hidráulica Ambiental e Recursos Hídricos, ministrada pela professora Elisa Dias de Melo, e possibilitou aos estudantes vivenciar a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, relacionados à produção de energia elétrica. "Para os alunos a visita foi bastante proveitosa, pois puderam aliar a teoria à prática, conhecendo os impactos que uma obra desse porte pode gerar, e vendo de perto a atuação de um profissional de Engenharia Ambiental", comenta a professora.