semear01O curso de Agronomia da UninCor, em parceria com o Laboratório de Solos e Folhas (Semear), promoveu, na última semana, um curso sobre diagnose do estado nutricional das plantas. Voltado para produtores rurais, extensionistas da Emater e consultores das empresas do ramo do agronegócio de Três Corações, a capacitação teve o objetivo de qualificar os participantes nos principais métodos de diagnóstico do estado nutricional das plantas: a diagnose visual e a diagnose foliar.

A diagnose consiste na avaliação do estado nutricional da amostra de uma planta, seja de um tecido vegetal ou do solo, e a comparando com seu padrão pré-estabelecido. Este padrão consiste em uma planta ou solo que apresenta todos os nutrientes e proporções adequadas capazes de proporcionar condições favoráveis para a planta expressar seu máximo potencial genético para a produção.

Para isso, foram abordados os temas: Introdução aos principais métodos de diagnóstico do estado nutricional das plantas; diagnose visual (indicações práticas, descrição dos sintomas visuais e limitações) e diagnose foliar (introdução, amostragem, preparo da amostra e análise química, padrões de referência e interpretação dos resultados da análise).

“Os participantes envolvidos puderam adquirir conhecimentos sobre os principais métodos de diagnóstico do estado nutricional das plantas. Esse tipo de evento é de extrema importância para capacitação dos profissionais e desenvolvimento do agronegócio na região”, avalia o coordenador do curso de Agronomia, Ramiro Machado Rezende.