O Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino pretende se articular com outros programas de universidades brasileiras e estrangeiras para firmar protocolos acadêmicos, visando à troca de saberes entre docentes e discentes e pesquisadores, realizando ações de colaboração entre programas de pós-graduação no sentido de ampliação do campo de conhecimento em áreas de interesse dos pesquisadores do referido mestrado.

A área de concentração do Programa de Mestrado Profissional em Gestão, Planejamento e Ensino oferece subsídios para que professores e gestores educacionais possam aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos, possibilitando práticas de planejamento e ações eficazes, voltadas para a Gestão Educacional, Educação Básica e suas Tecnologias, relacionadas ao Ensino e a construção de um saber docente organizado em situações de vivência escolar. Nesse sentido, discutem-se fundamentos legais, teóricos e metodológicos para que o profissional da área do ensino possa elaborar, implementar e avaliar propostas que beneficiem a atuação educacional de forma significativa no enfrentamento dos atuais desafios da área do ensino.

O Programa proposto tem uma única área de concentração - Gestão, Planejamento e Ensino e 02 linhas de pesquisa: Formação de professores e ação docente e Gestão empreendedora do ensino.

Cada linha contempla 05 projetos de pesquisa, totalizando 10 projetos associados a todos os docentes do Programa de acordo com objetos de estudos/perspectivas teórico-práticos, atendendo às demandas de pesquisas regionais e universais.

As disciplinas que compõem a matriz curricular estão divididas entre obrigatórias e eletivas, contemplando a descrição das linhas de pesquisa, da área de concentração e dos projetos desenvolvidos por seus docentes.

O Programa possui 05 disciplinas obrigatórias comuns a ambas as linhas de pesquisa;

01 disciplina obrigatória para linha de pesquisa Formação de professores e ação docente;

01 disciplina obrigatória para a linha de pesquisa Gestão Empreendedora do Ensino;

10 disciplinas eletivas, totalizando 17 disciplinas.

Acrescenta-se ao Programa, o Trabalho de Conclusão, a Prática de Estágio Supervisionado e as Atividades Programadas Obrigatórias (APO).

Considerando a Matriz curricular, a distribuição das disciplinas ao longo do semestre dar-se-á conforme detalhamento a seguir:

1º Semestre:

Serão ofertadas as disciplinas: Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa e Quantitativa para Elaboração de Projetos (obrigatória, 60 horas/04 créditos); Planejamento e Gestão Participativa Educacional (obrigatória, 60 horas/04 créditos) e Laboratório de Práticas Pedagógicas (obrigatória, 30 horas/02 créditos), totalizando 150 horas e 10 créditos.

2º Semestre:

Serão ofertadas as disciplinas: Eletiva da linha de pesquisa (60 horas/04 créditos); Captação e Gerenciamento de Recursos para Atividades Escolares (obrigatória, 30 horas/02 créditos) e Laboratório de Avaliação, Qualidade e Inovação em Organizações de Ensino (obrigatória da linha Gestão Empreendedora do Ensino, 60 horas/04 créditos), ou Laboratório de Elaboração, Análise e Avaliação de Materiais Didáticos (obrigatória da linha Formação de Professores e Ação Docente, 60 horas/04 créditos), totalizando 150 horas e 10 créditos.

3º Semestre:

Serão ofertadas as disciplinas: Seminários (obrigatória, 30 horas/02 créditos); Eletiva da linha de pesquisa (60 horas/04 créditos); Atividades Programadas Obrigatórias – APO (obrigatória, 30 horas/02 créditos) e Prática de Estágio Supervisionado (obrigatória, 30 horas/02 créditos), totalizando 150 horas e 10 créditos.

4º Semestre:

Será dedicado à elaboração do Trabalho de Conclusão (obrigatório, 150 horas/10 créditos). Cada aluno cumpre obrigatoriamente 26 créditos em disciplinas (entre obrigatórias e eletivas), totalizando 390 horas; 02 créditos em Prática de Estágio Supervisionado, totalizando 30 horas; 02 créditos em Atividades Programadas Obrigatórias (APO), totalizando 30 horas e 10 créditos destinados à elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão, totalizando 150 horas, integralizando assim, 40 créditos, equivalentes à 600 horas de curso, priorizando a formação em no máximo dois anos.