extensao

pos graduacao

mestrado

vestibular azul

Vestibular

aluno azul

Portal do Aluno

distancia azul

Ensino Digital

professor azul

Portal do Professor

inter azul

Intercâmbio

lab azul

Pesquisa

trabalho azul

Trabalhe Conosco

calendar azul

Calendário Acadêmico

Para a Campanha do Outubro Rosa, a UninCor mobilizou todos os Campi para alertar a Comunidade Acadêmica e a população da conscientização quanto à prevenção do Câncer de Mama.
 
Os prédios das Universidades em Três Corações, Caxambu, Pará de Minas, Betim e Belo Horizonte foram todos iluminados com a cor da Campanha como forma de alertar a todos dos riscos da doença e de como fazer para prevenir através de exames periódicos e do auto-exame da mama.
 
Em Betim, os estudantes do 2º período do Curso de Enfermagem realizaram visitas nas salas de aula das turmas de Gestão, com palestra sobre "Outubro Rosa - Câncer de Mama", também para alertar sobre os preventivos e o autocuidado que, principalmente as mulheres, devem ter com o próprio corpo e na visita periódica ao médico especialista.   
 
Encerrando as atividades da campanha, no próximo dia 28 de outubro, será realizada ação junto à população com panfletagem nos arredores do Campus, comércio, pontos de ônibus e praças visando transmitir à comunidade as recomendações para se ter hábitos saudáveis, diminuir os riscos e aumentar o alerta sobre a ocorrência da doença. 
 
De acordo com a Coordenadora do Curso da UninCor Betim, professora Romualda Siqueira Braga Bocher, esse envolvimento dos alunos é muito importante para o desenvolvimento profissional deles. "As ações realizadas cumpriram com o objetivo principal que era interagir os alunos com a comunidade através do conhecimento sobre o câncer de mama, adquiridos durante atividades realizadas com os professores do curso, tendo como ponto alvo a prevenção e a promoção à saúde", comentou.
 
Estudo conduzido pelo Núcleo de Pesquisa Epidemiológica da Divisão de Pesquisa Populacional do INCA - Institucio Nacional de Câncer, revelou que a doença foi percebida pela primeira vez pelas próprias pacientes ao notarem alguma alteração na mama, em 66,2% dos casos. O percentual de mulheres que identificou a doença por meio da mamografia ou de outro exame de imagem foi de 30,1%, e em apenas 3,7% dos casos a suspeita inicial foi de um profissional de saúde. Os dados revelam que em 2/3 do total, a própria mulher, através do auto-exame é quem percebeu alterações na mama como possível sinal de um câncer.
 
Só neste ano, para o Brasil, a expectativa é de que sejam notificados 58 mil casos novos de câncer de mama. Este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma, e corresponde a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. 
 

 tres coracoes

 caxambu

 educacao a distancia


qr code