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radiologia

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno

Integralização Curricular
Modalidade: Tecnólogo – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 06 semestres e Máximo: 12 semestres
Carga horária total: 3000 horas

 

 Perfil do Egresso 

   

O Perfil do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia da Unincor é de um profissional com formação humanista e empreendedora, apto a trabalhar em equipe, capaz de solucionar problemas e executar as técnicas radiológicas, no setor de radioisótopos, indústrias e no setor de medicina nuclear atuando de maneira ética zelando pelo interesse social nos diversos setores de sua área de atuação. Como Tecnólogo em Radiologia, deve possuir uma visão direcionada à promoção do desenvolvimento a saúde e bem estar, privilegiando a prevenção, sanando ou minimizando os danos relacionados à sua área atuando conforme as normas de biossegurança e radioproteção em clínicas de radiodiagnóstico, hospitais, policlínicas, laboratórios, indústrias, fabricantes, distribuidores de equipamentos hospitalares, centros de pesquisa e universidades. 

 Objetivos 

O curso de Tecnólogo em Radiologia deve ensejar condições para que o tecnólogo esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da profissão e de seu gerenciamento no seu conjunto.

Formar e atualizar profissionais para a obtenção de imagens em radiologia (médica, industrial e veterinária), ultra-sonografia, radioterapia, tomografia computadorizada e medicina nuclear, atendendo à crescente demanda tecnológica em clínicas e hospitais. Formar ainda, profissionais para atuar nas áreas de alimentos, segurança, dosimetria e geração de energia.

 Habilidades e Competências 

Ao longo da formação do tecnólogo em Radiologia, serão construídas as seguintes competências e habilidades:

  • Agir com desenvoltura nas áreas próprias do Técnólogo em Radiologia com atendimento atualizado e humanizado;
  • Aplicar os conhecimentos teóricos aprendidos e sua destreza prática;
  • Utilizar os equipamentos necessários a fim de objetivar as vantagens dos procedimentos aos clientes;
  • Propor relações de trabalho humanizadoras priorizando os princípios éticos;
  • Identificar normas e procedimentos pertinentes à legislação sanitária, salientando suas responsabilidades diante das questões de saúde pública;
  • Adotar medidas de proteção individual e coletiva, considerando a equipe de trabalho e os clientes;
  • O aluno deverá desenvolver-se de forma plena e harmoniosa, mediante as competências trabalhadas no decorrer do curso, sendo entregue ao mercado de trabalho dentro das áreas de saúde, pesquisa e ensino, com as seguintes características:
  • Ser capaz de atuar, nos seus limites, inserido no sistema de saúde pública vigente;
  • Estar apto a realizar técnicas indicadas para a realização dos exames prescritos nas diversas áreas de atuação;
  • Aplicar conhecimentos e habilidades para o bom atendimento das demandas de procedimentos nos setores de radiologia;
  • Conhecer Anatomia e Fisiologia humana aplicada à Radiologia para proceder com segurança técnico radiológica;
  • Conhecer, selecionar e aplicar tecnologias disponíveis para a boa resolução de imagens;
  • Conhecer, manipular, reconstruir o processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
  • Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento das imagens, utilizando metodologias digitais;
  • Conhecer e aplicar os conhecimentos de processamento químico das películas radiográficas, através de métodos químicos, a laser e a seco;
  • Aplicar o conhecimento quanto à organização e administração do setor de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear;
  • Desenvolver habilidades de gestão de empresas prestadoras de serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear e que contribua para elevação da qualidade dos serviços e do nível de satisfação do cliente/paciente.

 

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas
Anatomia Humana
Biologia Celular e Molecular
Bioquímica e Biofísica
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico
Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

2º Período

Disciplinas
Fisiologia Humana
Histologia, Embriologia e Genética
Biossegurança e Primeiros Socorros
Comunicação e Processo Científico
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

3º Período

Disciplinas
Patologia Geral
Emprego Pacífico das Radiações Ionizantes
Física das Radiações
Radiobiologia e Radioproteção
Sustentabilidade e Desenvolvimento
Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)
Estágio I

4º Período

Disciplinas
Saúde Pública e Epidemiologia
Farmacologia
Radiologia Médica
Desenvolvimento Social e Humano
Projeto Integrador IV
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

5° Período

Disciplinas
Radiologia Veterinária
Radiologia Odontológica
Radiologia de Alimentos
Administração Mercadológica
Projeto Integrador V
Estágio III -

6° Período

Disciplinas
Densitometria Óssea e Mamografia
Ultrassonografia
Ressonância Magnética e Tomografia
Optativas (Língua Brasileira de Sinais – Libras, - Radiologia Industrial)
Ciências Políticas e Políticas Contemporâneas
Projeto Integrador VI
Trabalho de Conclusão de Curso
Estágio IV -

Atividades a serem integralizadas ao longo do Curso
 
Atividades Complementares
Estágio Supervisionado
Carga Horária
Disciplinas
Estágios
Atividades Complementares
Carga Horária Total em Horas/aulas

Corpo Docente

       

Docente

Cilene Margarete Pereira

Janaina de Jesus Batista 

Jocyare Cristina Pereira De Souza

Letícia Rodrigues da Fonseca

Luciano Marcos Dias Cavalcantti

Luiz Antônio Andriatta Ayres

Marcos Flavio Ferreira Ribeiro

Mauricio Cezar Resende Leite Junior

Maysa Dutra de Moura

Pedro Carlos Ferreira Santos

Rosa Maria de Oliveira Lima 

Shirley de Almeida Campos 

Terezinha Richartz Santana

Vanessa Carla Alves

 

 Formas de Avaliação 

 A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

 Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

 Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

  • VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.
  • OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.
  • VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.
  • VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.