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ciencias contabeis

 Informações Gerais 

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3.200 horas

 Perfil do Egresso 

   

A proposta pedagógica do Curso Ciências Contábeis objetiva contemplar a criação e o desenvolvimento de competências profissionais  estruturadas em três eixos interligados e complementares.

Eixo 1- Competências Técnicas: congrega as competências voltadas aos conhecimentosespecíficos da área de contabilidade, orçamento, planejamento, custos e controles internos, legislações profissionais,  empresariais, trabalhistas e previdenciárias;

Eixo 2 - Competências Comportamentais: relacionadas com os aspectos comportamentais deste futuro profissional nas negociações com membros internos e externos à organização, bem como com a capacidade de se comunicar, liderar e trabalhar em equipe;

Eixo 3 - Competências de Postura: relativas ao desenvolvimento e demonstração da  capacidade de empreender, isso é, desenvolver soluções criativas aos problemas das organizações inovando na forma de trabalho, capacitado para colaborar na estruturação de    estratégias para a organização,  demonstrando  visão ampla dos negócios.

No desempenho da profissão, o futuro contador agregará valor às organizações, gerando e gerenciando a informação contábil necessária para a definição dos parâmetros das ações planejadas e realizadas nas organizações, mensurando desempenhos, atividades econômicas e financeiras relacionadas ao processo de gestão, definindo procedimentos de controle para facilitar a concretização dos objetivos propostos e os processos de tomada de decisão. Neste contexto, os egressos do Curso de Ciências Contábeis proposto pela UninCor, apresentarão as seguintes competências e habilidades para:

  1. Reconhecer, definir e equacionar problemas contábeis, observando as Normas Brasileiras de Contábeis, e as demais legislações que norteiam o exercício profissional em cenários nacional e internacional, utilizando adequadamente a terminologia e linguagem das Ciências Contábeis.
  2. Exercer as atividades contábeis numa perspectiva abrangente, sistêmica e interdisciplinar, com ética, disseminando por postura frente à sociedade, valores de cidadania e compromisso social.
  1. Gerar a correta informação contábil, com observância á legislação pertinente, através de pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho dos usuários.
  1. Desenvolver, analisar, implantar e gerir sistemas de informação contábil e de controle gerencial, utilizando a tecnologia da informação.
  1. Refletir e atuar criticamente sobre os serviços desenvolvidos,compreendendo as implicações organizacionais decorrentes de seu trabalho, compromissado com a ética, a proficiência, sensibilizado para a necessidade de aprimoramento e capacitação profissional constante.
  1. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores presentes nas relações formais e causais, entre pessoas físicas e jurídicas diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Esse elenco apresentado não esgota as possibilidades de aquisição de competências e desenvolvimento de habilidades do egresso. As relações vividas no ambiente universitário ensejam oportunidades de aprendizado que contribuem sobremaneira na formação individual, agregando valores comportamentais e profissionais aos discentes e docentes.

 Objetivos 

I - Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III - Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV - Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V - Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI - Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII - Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII - Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais. 

 Habilidades e Competências

I - Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;

II - Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III - Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

IV - Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;

V - Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;

VI - Exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante à sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII - Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII - Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais. 

 Grade Curricular e Corpo Docente 

Grade e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas

Matemática

Gestão de Marketing e Serviços

Teoria Geral da Administração

Comunicação e Processo Científico

Projeto Integrador I (Empreendedorismo, Liderança, Criatividade e Inovação)

 

2º Período

Disciplinas

Pesquisa Operacional

Sistema de Informação

Contabilidade de custo e Gestão de preço

Matemática financeira

Desenvolvimento do Pensamento Filosófico

Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial)

 

3º Período

Disciplinas

Economia e Finanças Empresariais

Direito Tributário e Fiscal

Contabilidade Gerencial e Controladoria

Desenvolvimento Social e Humano

Projeto Integrador III (Meio Ambiente e Sustentabilidade)

 

4º Período

Disciplinas

Direito Trabalhista / Previdenciário

Estatística

Psicologia Aplicado a Organização

Contabilidade I

Sustentabilidade e Desenvolvimento

 

5º Período

Disciplinas

Análise das Demonstrações Financeiras

Contabilidade e Finanças Públicas

Administração Financeira e Orçamentária

Ciência Política e Políticas Contemporâneas

Estágio Supervisionado I

 

6º Período

Disciplinas

Contabilidade II

Contabilidade Aplicada I

Contabilidade Societária

Laboratório Contábil I

Teoria da Contabilidade

Estágio Supervisionado II

 

7º Período

Disciplinas

Planejamento e Contabilidade Tributária

Contabilidade Aplicada II

Estrutura Demonstrações Contábeis

Laboratório Contábil II

Optativa I

Trabalho de Conclusão de Curso I

Estágio Supervisionado III

 

8º Período

Disciplinas

Auditoria e Perícia

Laboratório Contábil III

Contabilidade Avançada e Internacional

Tópicos Especiais

Trabalho de Conclusão de Curso II

Estágio Supervisionado IV

Atividades Complementares

 

Corpo Docente 

Docente

Armando Costa de Lima

Bruno Barcellos Sampaio

Carla Heraine Hara Ribeiro

Cilene Margarete Pereira

Egrimar Lazaro dos Santos

Fabio Antonio Pimenta de Biaso

Gislaine da Silva Andrade

Helena Maria Pereira Borges

Iracema Rezende de Oliveira Araújo

Jocyare Cristina Pereira de Souza

Jorge Luiz dos Santos Silva

Kenia Mendes

Luciano Marcos Dias Cavalcanti

Luis Alberto da Silva

Luiza Procópio Sarrápio

Luiz Antonio Andriatta Ayres

Luiz Augusto Reis Almeida

Marcos Carnevali

Maria Alzira Leite

Paulo Henrique Pereira

Samuel Carvalho dos Santos

Simone Andrade Bastos

Simone Sueno Hara Ribeiro

Talilian Joelma Borges

Terezinha Richartz Santana


 

 Formas de Avaliação 

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade. Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada a natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular. A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

 Autoavaliação 

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

  

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.