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 Informações Gerais

    

Regime escolar: Semestral
Turno de funcionamento: Noturno
Integralização Curricular
Modalidade: Bacharelado – Presencial
Tempo previsto: Mínimo 08 semestres e Máximo: 16 semestres
Carga horária total: 3233 horas

 Perfil do Egresso

   

De acordo com o Projeto Pedagógico Institucional da UninCor, os cursos de graduação devem priorizar a formação de profissionais, que:

“estejam preparados para atender as demandas do exercício profissional específico, que saiba mobilizar conhecimentos, transformando-os em ação, que saiba avaliar criticamente a própria atuação e o contexto em que atua e que saiba, também, interagir cooperativamente com a comunidade profissional a que pertence e com a sociedade, conforme preconiza o Parecer CNE/CP 09/2001”.

Desta maneira, o Curso de Bacharelado em Educação Física busca a formação de profissionais capazes de: Articular ensino e pesquisa, e de forma dialética utilizar teoria e prática nas suas ações pedagógicas, tratando as relações de aprendizagem como objeto de investigação; Atuar com discernimento ético, distinguindo-se pela sua responsabilidade social, profissional e pela compreensão do papel da educação na sociedade; Pesquisar, conhecer, compreender, analisar, avaliar a realidade social para nela intervir, por meio das manifestações e expressões do movimento humano, tematizadas, com foco nas diferentes modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da luta/arte marcial, da dança, visando a formação, a ampliação e enriquecimento cultural da sociedade para aumentar as possibilidades de adoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável. Dominar os conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais específicos da Educação Física e aqueles advindos da ciência afins, orientados por valores sociais, morais, éticos estéticos próprios de uma sociedade plural e democrática. Acompanhar as transformações acadêmico-científicas da Educação Física e de áreas afins mediante análise critica da literatura especializada com o propósito de contínua atualização e produção acadêmico-profissional.

Utilizar recursos da tecnologia da informação e da comunicação de forma a ampliar e diversificar as formas de interagir com as fontes de produção e de difusão de conhecimentos específicos da Educação Física e de áreas afins, com o propósito de contínua atualização e produção acadêmica profissional.

 Objetivos

O curso de Bacharelado em Educação Física deve ensejar condições para que Licenciado esteja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento no seu conjunto.

 Habilidades e Competências

As competências básicas a serem adquiridas no Curso de Bacharelado em Educação Física devem preparar o bacharel para:

  • Comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática;
  • Domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação em equipes interdisciplinar;
  • Domínio do conhecimento pedagógico;
  • Conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • Gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.
  • As habilidades básicas a serem adquiridas no Curso de Bacharelado em Educação Física devem preparar o bacharel para:
  • Tomada de decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de procedimentos e de práticas. Para este fim os mesmos devem possuir habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta mais apropriada;
  • Ser ético e manter a confiabilidade das informações, na interação com outros profissionais e o público em geral;
  • Trabalhar em equipe multiprofissional,
  • Estar apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Elaborar projetos e atividades que possibilitem a participação da comunidade envolvida na praticas de atividades físicas visando a melhoria de saúde e atividades socioculturais.
  • Atuar como sujeito no processo de formação de recursos humanos;
  • Planejar e implementar programas de atividades físicas, considerando as especificidades dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, saúde e trabalho;
  • Intervir na dinâmica de trabalho institucional, reconhecendo-se como agente deste processo.

 Grade Curricular e Corpo Docente

Grade Curricular

1º Período

Disciplinas Carga horária
Anatomia Humana 80
Bioquímica e Biofísica 80
Esportes Coletivos I 80
Desenvolvimento do Pensamento Filosófico 80
Projeto Integrador I (Empreendedorismo Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

2º Período

Disciplinas Carga horária
Fisiologia Humana 80
Esportes Individuais I 80
Esportes Coletivos II 80
Comunicação e Processo Cientifico 80
Projeto Integrador II (Responsabilidade Social, Educação, Étnico-racial) 80

 

3º Período

Disciplinas Carga horária
Metodologia do Ensino das Lutas 40
Esportes Individuais II 80
Esportes Coletivos III 80
Cinesiologia Humana 80
Sustentabilidade e Desenvolvimento 80
Projeto Integrador III ( Meio Ambiente e Sustentabilidade) 80

 

4º Período

Disciplinas Carga horária
História da Educação Física e Esportes 40
Metodologia da Educação Física e dos Esportes 40
Esportes Individuais III 80
Esportes Coletivos IV 80
Fisiologia do Esforço 80
Desenvolvimento Social e Humano 80
Projeto Integrador IV (Primeiros Socorros) 40

 

5º Período

Disciplinas Carga horária
Nutrição Aplicada á Atividade 80
Medidas e Avaliações 80
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras 40
Metodologia do Ensino do Atletismo 80
Atividades Rítmicas 40
Ciência Política e Políticas Contemporâneas 80

 

6º Período

Disciplinas Carga horária
Educação Física e Saúde 40
Educação Física para Deficiente 80
Comportamento Motor e Aprendizagem Motora 80
Metodologia do Ensino dos Esportes Aquáticos 80
Ciências do Treinamento Esportivo 80
Optativa 40

 

7º Período

Disciplinas Carga horária
Atividade Física em Academia e Personal Trainning 80
Gestão e Marketing Esportivo 80
Atividade Física, Estilo de Vida e Lazer 80
Metodologia do Ensino da Dança 80
Trabalho de Conclusão de Curso I 40
Tópicos Especiais 40
Estágio Supervisionado I 200

 

8º Período

Disciplinas Carga horária
Ginastica Laboral 80
Planejamento, Gestão e Marketing em Atividades Desportivas e Culturais 80
Avaliação e Prescrição de Atividades Físicas 40
Trabalho de Conclusão de Curso II 40
Seminários Integradores 40
Estágio Supervisionado II 200

 

Corpo Docente

Docente Lattes
Alexandre Tourino Mendonça http://lattes.cnpq.br/8953958720405447
Anderson Ranieri Massahud http://lattes.cnpq.br/3114643849243387 
Andrea Pereira Martins Vinhas  http://lattes.cnpq.br/7179370704046009
Edison Lucio dos Santos http://lattes.cnpq.br/3751376046312949  
Helder Francis de Lima http://lattes.cnpq.br/7041178050977767  
Jocyare Cristina Pereira de Souza http://lattes.cnpq.br/6971092838621749
João Paulo Soares Fonseca http://lattes.cnpq.br/0975646131943837
Júlio Cesar Enezio http://lattes.cnpq.br/9155456996078714
Luciano Marcos Dias Cavalcanti http://lattes.cnpq.br/9219777786891977
Luis Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/7809407712012147
Luiza Procópio Sarrápio http://lattes.cnpq.br/3676061586080143
Maria Elisa Rodrigues Moreira http://lattes.cnpq.br/8503000442103169
Tânia Maria da Silva http://lattes.cnpq.br/1955433569332714 
Terezinha Richartz Santana http://lattes.cnpq.br/9610707436484070
Valmir Flores Domingues http://lattes.cnpq.br/3687471400161013
Wagner Vinhas http://lattes.cnpq.br/7199760086305599  

 Formas de Avaliação

A Avaliação do Rendimento Acadêmico se dá a partir de dois aspectos: o aproveitamento escolar e assiduidade.

Quanto ao aspecto da assiduidade, permanece a exigência legal, já conhecida por todos: é considerado aprovado o aluno com frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária prevista para cada componente curricular.

Quanto ao aspecto da avaliação do aproveitamento, em termos de aprendizagem, ficam instituídas as seguintes modalidades de avaliações:

VA - Verificação de Aprendizagem – trata-se de avaliação individual, escrita e/ou prática observada à natureza do componente curricular, referente ao conteúdo programático cumulativo, prevista em calendário específico.

OAt -Outras Atividades – obtida por meio de verificação do rendimento do aluno em atividades (individual ou em grupo), de investigação (pesquisa, iniciação científica, práticas investigativas), de extensão, trabalhos de campo, seminários, resenhas, fichamentos e outras formas de verificações previstas no Plano de Ensino do Professor, respeitado o Calendário Acadêmico, traduzidas em notas. No caso de trabalho em grupo, deverá ser considerado o desempenho individual de cada aluno.

VS – Verificação Substitutiva – avaliação escrita com conteúdo cumulativo, referente a todo o semestre letivo, ofertada ao aluno que a requerer, destinada a substituir apenas uma (01) das VAs perdida pelo mesmo.

VF – Verificação Final – avaliação escrita com conteúdo cumulativo referente a todo o semestre letivo, ofertada após o encerramento do semestre letivo, ao aluno que a requerer, desde que o resultado obtido nas avaliações anteriores tenha sido inferior a 60 pontos e igual ou maior que 40.

Pontuação e Critérios para Apuração da Avaliação do Rendimento Escolar

As VAs – Verificações de Aprendizagem serão em número de três (03) no semestre letivo, em cada componente curricular e com as seguintes pontuações:

  • VA 1 = 15 pontos
  • VA 2 = 25 pontos
  • VA 3 = 35 pontos

As OAts – Outras Atividades terão o valor total de 25 pontos, os quais poderão ser distribuídos em várias atividades, a critério do professor do componente curricular.

A apuração dos resultados da avaliação da aprendizagem é assim processada:

  • NS – Nota Semestral – resultado obtido pelo somatório das VAs (Verificações de Aprendizagem) + OAt -Outras Atividades.
  • RF – Resultado Final – é o resultado da avaliação da aprendizagem obtido pelo aluno por meio da média aritmética simples entre os resultados da Nota Semestral (NS) e Verificação Final (VF), em cada componente curricular, cuja pontuação mínima de aprovação deve ser de 60 pontos.

As médias dos alunos serão calculadas de forma automática pelo Sistema Acadêmico, permitindo-se arredondamento.

Oportunidades de Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem é processual e se dará durante o período letivo, sendo realizada por meio de OAt - Outras Atividades e/ outros meios que o professor definir em seu planejamento.

 

 Autoavaliação

A UninCor conta com uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, autônoma na forma da lei e independente de vínculo com qualquer órgão colegiado ou diretivo da universidade, com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos, de sistematização e de prestação das informações, visando à constante melhoria da qualidade do ensino ministrado.

A CPA é constituída, tanto a composição quanto a coordenação, por ato da Reitoria ou por previsão no seu próprio regulamento, assegurada a participação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada, e vedada a composição que privilegie a maioria absoluta de um dos segmentos.

Serão etapas da auto avaliação do curso:

  • Definição de indicadores e fontes para a compreensão do diagnóstico.
  • Definição dos instrumentos a serem utilizados.
  • Desenvolvimento da auto avaliação.
  • Identificação de problemas e conquistas.
  • Identificação de soluções.
  • Divulgação e discussão dos resultados.
  • Elaboração de Plano de Ação.
  • Acompanhamento / Controle.

 Formas de Acesso  

Enem

A modalidade de ingresso via ENEM se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A modalidade de acesso via ENEM contemplará os candidatos que quiserem utilizar sua nota de um dos 4 últimos exames aplicados do ENEM. O candidato deverá informar o ano de realização do ENEM e a nota obtida na redação, que será validada automaticamente pelo sistema.

Provas On-line

A modalidade de ingresso via prova online está disponível para todos os cursos de graduação ofertados, tanto presenciais como a distância. A Prova Online é composta de uma prova de redação a ser realizada online que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Provas Agendadas

A modalidade de ingresso via prova agendada se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Agendada é composta de uma prova de redação a ser realizada em data previamente escolhida pelo candidato que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório.

Vestibular Tradicional

A modalidade de ingresso via prova tradicional se aplica a todos os cursos de graduação, presencial ou a distância. A Prova Tradicional é composta de uma prova objetiva de 30 questões de múltipla escolha e uma redação, que visa aferir o domínio da habilidade de expressão escrita em seus diversos aspectos e consiste em uma interpretação de texto ou dissertação e terá caráter classificatório e eliminatório

 

 

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